- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 11 Setembro, 2019
Uma pele bem hidratada é o segredo - não tão secreto assim - de uma boa aparência. Além disso, a hidratação da pele é um dos passos essenciais para garantir uma saúde impecável. Todo mundo sabe disso, não é? Porém, o que muita gente não sabe é como diversos fatores podem influenciar na qualidade da hidratação da nossa pele.
Afinal, você sabia que há um horário ideal para passar o hidratante? E sobre o poder da água? Faz bem ou não o contato da água quente do banho na nossa pele? E o suor, aumenta ou diminui a hidratação da pele? Fizemos uma lista de curiosidades que tiram todas essas dúvidas e te deixam expert no assunto cuidados com a pele:
1. Água quente faz mal para a pele?
Tomar um banho é estimulante e dá a sensação de cuidado com a pele. Obviamente, limpá-la é um dos processos de cuidado mais importantes, mas, se não for feito adequadamente, um banho pode causar certo desgaste à pele.
A água do chuveiro não pode ser muito quente e nem muito gelada. Afinal, a água quente consegue remover toda a oleosidade natural da pele, deixando-a totalmente desprotegida e desidratada. Já a água gelada pode ser agressiva tanto ao bem-estar quanto à saúde da derme. Prefira banhos mornos, ok?
2. Quando passar o creme hidratante?
Sabe qual o melhor momento para passar aquele creme hidratante delicioso no seu corpo? Exatamente depois de seu banho. Afinal, como dito anteriormente, o banho desidrata intensamente a pele e, ainda com a pele molhada, você pode e deve repor toda a hidratação que se perdeu durante a ducha.
Além disso, o calor do ambiente vai ajudar o produto a penetrar melhor na pele.
Uma curiosidade é que, quanto ao rosto, o ideal é hidratar não só após o banho, mas de noite também. Principalmente se você for uma pessoa que usa maquiagem. Afinal, ao anoitecer, seu rosto será submetido à limpeza do demaquilante e estará mais sensível.
3. Suor anula o efeito da hidratação da pele?
Você já tomou um banho gostoso, passou hidratante na pele e saiu, em um dia ensolarado? Dependendo das atividades feitas e da temperatura, o suor pode surgir antes mesmo de você chegar ao seu destino e, com isso, muita gente acha que passou hidratante à toa, pois o efeito da hidratação foi anulado com o suor. Isso é um mito, viu?
Rico em sais minerais, o suor trabalha como um ótimo hidratante de pele! Ou seja, suar um pouquinho só vai potencializar seu hidratante corporal. Para fechar a conta, tome água. Só essa ingestão vai compensar o líquido que seu organismo perde com o suor.
4. Pele oleosa não deve ser submetida a hidratantes?
É preciso deixar claro: pele oleosa não significa pele hidratada. Todos os tipos de pele são suscetíveis ao ressecamento. Contudo, aqueles com pele oleosa ou mista precisam tomar cuidado com produtos com muito óleo em sua composição.
Se o hidratante usado for oleoso e rico em óleos minerais, poderá até causar espinhas. O ideal é usar um hidratante hidrofílico como a glicerina ou o ácido hialurônico.
5. Pele hidratada ajuda na maquiagem?
Ter uma pele hidratada é tudo de bom, inclusive porque a pele saudável suporta melhor os danos causados por cosméticos mais agressivos. Portanto, uma pele hidratada e equilibrada vai reagir melhor à aplicação da maquiagem. Até porque os poros estarão limpos e, assim, apresentando menos relevo e mais uniformidade em questão de textura e cor.