- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 29 Novembro, 2019
Proteção solar é assunto sério, especialmente se a exposição for direta e por longos períodos, como o que acontece quando vamos à praia ou piscina. Nesses momentos, muitas pessoas se esquecem do protetor solar e creem que só o uso de chapéus e bonés basta. Mas não é bem assim.
Chapéu substitui o protetor solar?
É claro que aparecer na praia ou na piscina com um belo chapéu ou uma viseira bem moderna pode conferir muito estilo à produção. Os acessórios também proporcionam mais conforto visual e até podem proteger o rosto um pouco dos raios solares.
Porém, é um enorme equívoco deixar a proteção solar apenas a cargo de bonés, chapéus ou viseiras. Isto porque eles causam a falsa sensação de que raios solares não estão chegando na pele quando, na verdade, estão sim.
E estão causando todos os efeitos nocivos - queimaduras, manchas, desidratação, envelhecimento precoce e alterações celulares que podem levar ao câncer de pele.
Por isso, embora o acessório tenha importância e possa ser usado, não pode em nenhuma hipótese substituir a aplicação do protetor solar, método mais eficiente de proteção.
Cuidados com a pele no sol
A recomendação é aplicar protetor solar todos os dias e repassar de tempos em tempos. Em situações de exposição direta, como em praias e piscinas, o ideal é que o produto tenha um alto fator de proteção (FPS) - acima de 50 - e seja reaplicado em pequenos intervalos, especialmente após os mergulhos.