- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 14 Novembro, 2018
O ácido retinoico, conhecido também como retinol ou tretinoína, tem conquistado cada vez mais espaço entre produtos de skincare e rituais de beleza. Mas você sabe por que ele é tão famoso? O derivado da vitamina A promove uma esfoliação na pele e atua em sua renovação, o que o torna eficaz para o tratamento de acne, flacidez, cicatrizes e outros sinais de pele.
O retinol é encontrado principalmente em dermocosméticos, como cremes, géis e loções. A recomendação de uso pode variar conforme a orientação do dermatologista, que escolherá o melhor produto e concentração de retinol de acordo com o seu tipo de pele e a necessidade pontual dela.
Recomenda-se a utilização do dermocosmético com retinol uma vez ao dia, após a limpeza da pele, seguido pelo uso de protetor solar e hidratante facial. Já os que levam uma concentração mais alta de retinol são indicados para uso noturno e funcionam como um esfoliante químico, removendo células mortas, impurezas e melhorando a textura da pele de uma forma geral.
Saiba tudo o que o retinol pode fazer pela beleza e saúde da sua pele na lista abaixo:
Ameniza diferenças de coloração e estrias
Como o retinol estimula a renovação da pele, a pigmentação irregular pode ser atenuada com o uso regular. Para tratar manchas mais profundas, a concentração do ácido precisa ser maior, por isso o peeling químico é o tratamento mais indicado.
Por outro lado, quando usado para melhorar o aspecto de estrias, o retinol costuma ter um efeito bastante significativo para aquelas mais avermelhadas, recém-formadas no corpo, já que ele consegue estimular a síntese de colágeno e fibras elásticas da pele.
Suaviza rugas e flacidez
Como a pele está exposta a muitas agressões externas, como no caso dos raios ultravioleta do sol, rugas, linhas finas e flacidez aparecem. A melhor maneira de amenizar esses sinais e prevenir o envelhecimento precoce é investindo em uma rotina diária de cuidados com a pele.
Nesse caso, a dica é optar por cremes que combinem vitaminas, minerais e também retinol, que trabalhará na melhora da elasticidade e firmeza da pele, além de ajudar a reparar e desenvolver o colágeno natural do organismo.
Melhora a acne e cicatrizes
O ideal é começar uma rotina simples de skincare a partir dos 25 anos. Nesse momento, o retinol pode entrar em jogo. Mas tudo isso, claro, sob a orientação de um dermatologista, que pode, inclusive, indicar o ácido para adolescentes com quadros agudos de acne.
Problemas comuns da puberdade, cravos e espinhas surgem devido ao acúmulo de impurezas e oleosidade, que entopem os poros. Nessas horas, o retinol pode ajudar a limpar e renovar a pele, deixando-a menos oleosa, com poros e cicatrizes reduzidos.
Também é importante não descuidar do filtro solar, já que a pele fica mais sensível com o uso de retinol e pode ser facilmente atingida pela radiação ultravioleta, ficando suscetível ao surgimento de diferenças de tonalidade.
Fique de olho!
O uso do ácido retinoico requer alguns – e indispensáveis! - cuidados. Por ser uma substância forte, a prescrição e orientação do dermatologista são fundamentais. Além disso, ele não é indicado para algumas pessoas, como gestantes, que devem esperar o término da gravidez para investir em tratamentos com ácidos.
Pessoas com a pele muito sensível podem utilizá-lo, desde que não haja hipersensibilidade ao produto. Se houver, o dermatologista poderá rever o tratamento. Também é muito importante tomar cuidado com o sol e investir em um filtro solar específico para o seu tipo de pele, com alto fator de proteção.
Se você notar vermelhidão, descamação, ardência ou coceira muito intensa, recomenda-se a redução da quantidade de aplicações do ácido retinoico. Se o incômodo permanecer, interrompa o tratamento e procure o médico imediatamente.