- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 18 Junho, 2019
Cuidar da pele é um hábito importantíssimo de ser adquirido. A longo prazo, esses cuidados apresentam resultados incríveis contra o envelhecimento precoce. No entanto, na busca por resultados mirabolantes, formas de tirar mancha da pele ou cuidados caseiros, muitas pessoas acabam caindo em grandes ciladas, fazendo receitas que causam alergias e até mais manchas.
Muitas vezes, as receitas para tirar mancha da pele parecem inofensivas, mas trazem ingredientes que, em contato com a pele, ao invés de amenizar as manchas, intensificam o processo, seja pela condição ácida ou básica e reação com o pH, seja porque causam processos alérgicos.
Receitas para tirar mancha da pele não indicadas
Limão
Embora pareça capaz de tirar manchas, o limão é um dos ingredientes mais perigosos das receitas caseiras. Como é ácido, ele, em contato com o ph da pele, causa enorme desregulação, quadro que resulta em irritações e alergias. Mas não é só. Resquícios do sumo, em contato com a luz do sol, causam manchas escuras e difíceis de serem retiradas. Em nenhuma hipótese aposte no alimento como um aliado de uso tópico.
Bicarbonato de sódio
Comum em receitas para clareamento de manchas ou contra cravos e espinhas, o bicarbonato é outro item que deve ser abolido dos cuidados de beleza. Em contato com a pele, ele também altera o seu Ph, deixando-a ressecada e mais propensa a irritações e descamações. Como é um produto grosso, ele ainda destrói as camadas de gordura protetora da cútis. Altas quantidades ainda podem causam queimaduras.
Açúcar
As receitas de esfoliantes com açúcar para tirar células mortas são comuns e parecem inofensivas. Mas não são, especialmente para a região do rosto. O açúcar é um cristal cheio de pontinhas que, em contato com a pele em movimentos de fricção, retiram toda a camada protetora e causam arranhões e microlesões, que podem se tornam inflamações e até manchas.
Água de arroz temperada
Embora a água de arroz seja uma receita caseira recomendada por esteticistas devido à presença de ácido kójico, componente que em quantidades adequadas atua no clareamento da pele, o tratamento não deve nunca ser feito com a água do cozimento temperada com óleo, sal ou alho, isto porque esses ingredientes podem causar alergias, quadro que resulta em vermelhidão, feridas e coceira.
Pasta de dente
Indicada supostamente para secar espinhas e clarear a pele, a pasta de dente é outro produto que não deve ser usada no rosto. Como tem uma formulação química específica, além de alterar o ph da pele, o que por si só já afeta a condição do rosto, ela ainda entope os poros, ação que intensifica o aparecimento de cravos e espinhas.
Cuidados com a pele liberados
Não há mágica e nem milagre. Cuidar da pele é um processo a longo prazo. Rosto acneicos precisam de produtos específicos, geralmente ácidos, que controlam a produção de oleosidade, além de higienização adequada. As manchas podem ser retiradas ou amenizadas com medicamentos específicos, indicados por um dermatologista de acordo com a origem do problema.
No dia a dia, para a manutenção da saúde a longo prazo, vale investir em uma boa higienização, feita com sabonetes adequados ao seu tipo de pele, em uma boa hidratação, feita pela manhã e à noite, com produtos de qualidade, e no uso de protetor solar.
É importante também não se esquecer de que a pele é resultado dos cuidados gerais que adotamos com nossa saúde. Hidratação, alimentação saudável e prática de atividades físicas são essenciais para a beleza - e são hábitos muito mais seguros do que as receitas caseiras para tirar mancha da pele.