- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 24 Junho, 2019
Extremidades descamando e áreas mais esbranquiçadas são as características mais comuns da pele ressecada. Elas, no entanto, não indicam que a pele seja seca.
Parece confuso? Mas não é. A seguir, entenda e veja as diferenças entre a pele ressecada e pele seca.
Pele seca ou ressecada?
Pele seca
A pele oleosa, o tipo mais comum entre brasileiras, é caracterizada pelo excesso na produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Na outra extremidade está a pele seca, marcada pela baixa produção oleosa.
Pessoas com a pele seca - quadro notado especialmente no rosto - como produzem menos sebo, costumam ter uma menor proteção cutânea e, portanto, maior tendência a perda hídrica.
Com isso, costumam ter a cútis mais estirada e opaca e maior facilidade em apresentar dermatites, coceiras e descamações.
Pele ressecada
É a perda hídrica, ou seja, a saída de água das células, que causa um ressecamento na pele.
O quadro é temporário e, embora seja mais comum em peles secas, também pode afetar todos os outros tipos, especialmente em condições que favorecem a diminuição de água, como temperaturas baixas, baixa umidade, exposição ao vento e uso de determinados produtos abrasivos ou alérgenos.
Cuidados com a pele ressecada e a pele seca
Pele seca
O cuidado básico com a pele seca inclui o uso de produtos com maior potência hidratante. Opte por sabonetes para peles sensíveis e fuja dos demaquilantes e tônicos com álcool. O hidratante pode ser mais denso, e o protetor solar não precisa ser oil free, os mais consistentes ajudam as células a reterem mais água.
Pele ressecada
Já a condição temporária deve ser tratada especificamente - e sempre de acordo com o seu tipo de pele. O primeiro passo é tentar entender o que causou o ressecamento. Se foi o uso de determinado produto, é interessante interrompê-lo. Já se a condição surgiu por uma mudança climática, talvez seja necessário aumentar os cuidados com a hidratação.
O mais importante cuidado é manter o corpo saudável e hidratado de dentro para fora. Para isso, não esqueça de optar por alimentos saudáveis e ingerir muita água.
Mas também reforce o uso do hidratante adequado ao seu tipo de pele, passando pela noite e pela manhã, antes do filtro solar, e adote a água termal como uma medida de emergência, aplicando durante o dia para devolver água à pele ressecada.