- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 03 Julho, 2019
O excesso de óleo produzido e acumulado na pele oleosa pode gerar a sensação de que o corpo - e especialmente o rosto - não precisa de hidratação. A lógica aparentemente é simples: se o rosto já tem produção excessiva de gordura, ao receber mais um produto de consistência hidratante vai ficar ainda mais oleoso.
Mas não é isso o que acontece. A pele oleosa não só precisa de hidratação como ela, quando feita da maneira adequada, até mesmo ajuda a regular a produção sebácea.
Pele oleosa
Uma pele é chamada de oleosa quando possui glândulas sebáceas em excesso ou com alta produção. No rosto, a gordura liberada pelos poros se acumula nas dobrinhas e tende a causar cravos e espinhas. As costas e o colo também tendem a sofrer com essas consequências.
Uma das funções do óleo é criar uma barreira de proteção para que as células não percam água. O problema é que mesmo com essa barreira a pele desidrata.
As causas desse ressecamento são muitas. Entre as principais estão exposição ao sol, ao vento, baixas temperaturas, uso de cosméticos inadequados, contato com produtos químicos, baixa ingestão de água e má alimentação.
Quando expostas a essas condições, a pele perde água. Para evitar esse ressecamento, o organismo entende que precisar aumentar a camada de proteção e produz ainda mais gordura.
É por esse motivo que a hidratação de peles oleosas é tão essencial: para mostrar ao corpo que as células não estão perdendo água e que, portanto, a produção sebácea não precisa aumentar.
Hidratação de pele oleosa
O grande receio de hidratar o rosto oleoso é aumentar as espinhas ou a oleosidade em si. Mas isso não é um risco se os produtos escolhidos forem adequados às características da pele.
Além do sabonete antioleosidade, essencial na prevenção, o hidratante deve ser livre de óleo e de consistência bem leve e fluída. Versões em gel geralmente são as mais indicadas pelos dermatologistas, que contraindicam os séruns pesados e densos. Há produtos de toque seco, com efeito matte e até que reduzem os poros e controlam a oleosidade.
O protetor solar também ajuda na reposição de água e deve ser oilfree. Durante o dia, a água termal é outra alternativa para hidratar a pele oleosa que não pesa.