- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 25 Julho, 2019
Vermelhidão, sensação de queimação e coceira são os principais sinais de alerta que indicam uma pele sensível e que pede cuidados especiais.
A pele é inteira protegida por uma camada formada por óleo e água. Além de reter a umidade das células, ela ainda é responsável por proteger a cútis de agentes externos, como poluição, calor, vento e tempo seco.
Mas, por fatores biológicos, como características genéticas ou oscilações hormonais comuns da gravidez, ou externos, como a realização de tratamentos químicos ou uso de produtos inadequados, essa camada pode ficar desequilibrada e fragilizada, ter a função protetiva reduzida e então permitir o aparecimento de alguns problemas.
Com a proteção reduzida, agentes externos passam a degradar a pele com mais facilidade. O resultado é uma região com maior vermelhidão, manchas escuras e vermelhas, bolhinhas, sensação de queimação, ressecamento, escamação, rachaduras e surgimento de processos alérgicos.
Como cuidar da pele sensível
Para tratar a sensibilidade, dependendo do estágio da pele, pode ser necessário a consulta com um especialista para diagnóstico e prescrição de medicamentos. No entanto, alguns cuidados são padrão e inclusive previnem o aparecimento ou agravamento do quadro:
Suspenda produtos fortes
O primeiro passo é suspender o uso de produtos que possam ter agredido a camada de proteção. Eles geralmente possuem formulações mais fortes e desequilibram o pH da pele.
Use cosméticos neutros
A pele sensível precisa de produtos adequados, geralmente sem fragrâncias, neutros e desenvolvidos para essa especificidade.
Evite banhos quentes
A água quente diminui a barreira de proteção natural da pele e ainda favorece o ressecamento da células. Por isso, fuja dos banhos muito quentes.
Diminua o atrito
O atrito também pode retirar essa camada de proteção e fragilizar ainda mais as células superficiais. Evite esfregar as regiões mais sensíveis com a toalha.
Intensifique o skincare
Nessas situações, o cuidado precisa ser redobrado. Escolhendo os produtos adequados, não deixe a hidratação e a proteção solar de lado. Elas são essenciais para a pele se regenerar mais rapidamente e sem graves consequências, como manchas ou cicatrizes.