- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 14 Agosto, 2019
Elas podem ser hereditárias, causadas por uma péssima noite de sono ou por hábitos inadequados. Fato é que as olheiras deixam o semblante com aspecto cansado e podem incomodar bastante.
Tipos de olheiras e causas
As manchas escuras na região dos olhos surgem pela concentração anormal de vasos sanguíneos ou excesso de pigmentos, como a melanina.
A genética, que determina o formato do rosto, a cor da pele e a quantidade de pigmentação, e os hábitos responsáveis pela flacidez e envelhecimento precoce, como a exposição excessiva ao sol, o tabagismo, o consumo de álcool e alimentos processados e a falha no uso de protetor solar, são as maiores causas da olheiras.
As manchas se dividem em diferentes tipos de acordo com a causa:
Olheiras profundas: são causadas pela formação óssea que, quando tem a cavidade ocular mais profunda, acaba dando a sensação de sombra nos olhos, quadro que parecem olheiras.
Olheiras roxas ou avermelhadas: são as olheiras sanguíneas, causadas especialmente pelo cansaço e por noites mal dormidas, quadros que aumentam os níveis de cortisol e, consequentemente, deixam os vasos sanguíneos mais aparentes na região de pele naturalmente mais fina.
Olheiras marrons: tipo é causado pelo excesso de melanina na região, característica que aumenta a pigmentação amarronzada. É uma condição genética e mais comum em mulheres de pele negra e de descendência árabe e indiana.
Olheiras esverdeadas ou azuladas: causada especialmente pela flacidez, esse tipo é mais comum em mulheres de pele bem clara e fina, características que tornam os vasos sanguíneos bem visíveis.
Como tratar
O tratamento das olheiras depende da causa e do estágio do quadro. No consultório, um dermatologista pode indicar procedimentos estéticos como preenchimentos com ácidos, peelings e tratamentos à laser ou com luz pulsada.
Mas ainda é possível reduzir as manchas usando cosméticos clareadores. As formulações com ácido ferúlico ou kójico, tioglicólico, hidroquinona, vitamina C ou K ou retinóis são as mais comumente prescritas.
Adotar hábitos saudáveis auxilia na prevenção e redução das manchas. Melhorar a qualidade do sono, evitar exposição solar excessiva, usar filtro solar e hidratante, aumentar a ingestão de água, optar por alimentos naturais, evitar o cigarro e a bebida alcoólica e nunca dormir de maquiagem são cuidados que apresentam resultados preventivos e redutores em pouco tempo.