- Share on facebook
- Share on twitter
- Share on pinterest
- Share on email
- Share on whatsapp
Por MulherPublicado em 16 Julho, 2019
Assim como todo o corpo, a pele das pessoas tem características diferentes. Para facilitar cuidados, diagnósticos e tratamentos, a comunidade médica a divide em quatro tipos: normal, seca, oleosa e mista. Entenda os diferentes tipos de pele e os cuidados que devem ser tomados com cada um.
Tipos de pele
Pele normal
A pele normal é definida pelo equilíbrio. As glândulas sebáceas produzem quantidade adequada de sebo para proteger as células, não em excesso e nem em falta. Os poros são fechados, pouco visíveis e ela parece sempre aveludada.
Cuidados com pele normal
Embora seja a pele mais fácil de manter saudável, é preciso atentar-se às características dos produtos utilizados. Sabonetes diários devem ser neutros, e a higienização não deve ocorrer em excesso para não retirar a camada protetora. Outros produtos, como hidratantes e protetores solar, devem ser livres de óleo.
Pele seca
A pele seca pode adotar essa característica porque têm glândulas que produzem quantidade insuficiente de óleo e, com isso, as células superficiais ficam desprotegidas e perdem mais água com facilidade. Além da descamação, nota-se vermelhidão, perda de viço e até e microfissuras.
Cuidados com pele seca
O primeiro e mais importante cuidado para este tipo é a reposição de água e a formação de camada protetora. Por isso, hidratantes potentes com ceramidas, karité e glicerina são indicados.
O protetor solar também pode ser cremoso. Enquanto o sabonete deve ser neutro e hidratante para não agredir a camada lipídica. Evitar banho com água muito quente também é essencial. A aplicação de água termal durante o dia pode ajudar a repor água.
Pele oleosa
Já com a pele oleosa ocorre o oposto. A produção sebácea é exagerada e, com isso, além do aspecto brilhante e dos poros abertos e visíveis, é mais espessa e mais propícia ao aparecimento de cravos e espinhas.
Cuidados com pele oleosa
Nesse caso, todos os cuidados visam controlar o acúmulo de óleo. Por isso, sabonetes devem ser adstringentes e antiacneicos e usados ao menos duas vezes ao dia.
No entanto, para evitar efeito rebote, o uso de um hidratante leve e fluído para deixar as células hidratadas é essencial. O protetor solar deve ser oil free. Além dos cosméticos, evitar exposição intensa ao sol e o consumo de alimentos ultraprocessados, gordurosos e ricos em açúcares faz diferença.
Pele mista
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a pele mista é o tipo mais comum. Ela é a junção das características da pele oleosa na zona T (testa, nariz e queixo), com excesso de óleo e surgimento de acne, com o ressecamento comum da seca nas extremidades e bochecha
Cuidados com pele mista
Como tem características distintas, os cuidados em alguns momentos precisam ser separados. A higienização pode ser feita com sabonetes adstringentes e antiacneicos, mas versões em espuma e gel são mais indicadas. Além disso, a aplicação deve ser concentrada na região T. Nela ainda podem ser aplicados tônicos sem álcool.
Usar hidratantes específicos para a pele mista é o ideal, mas outra alternativa é ter sempre dois, um para as extremidades e outro, mais leve e oil free, para testa, nariz e queixo. Já o protetor solar deve ser adequado ao tipo de pele e de toque seco.