Pais que permanecem atentos ao desenvolvimento e educação dos filhos normalmente acreditam que o apoio, combinado com imposição de alguns limites e regras, é essencial para que eles cresçam capacitados para tomar atitudes e se tornarem adultos responsáveis. Mas será que você sabe qual é o limite das cobranças?
Quando uma criança coloca os dedos na boca o alerta dos pais para que ela evite o contato é praticamente automático, pois significaria levar bactérias e germes para dentro do organismo. A preocupação não é banal ou absurda, mas uma recente pesquisa realizada no Canadá indica que chupar dedo e roer unha pode ser bom para evitar alergias nos pequenos.
O nascimento de um bebê não provoca empolgação, animação e curiosidade apenas dos pais. Parentes, amigos, vizinhos, enfim, todas as pessoas que conhecem e gostam do casal vão querer ver, brincar e até mesmo pegar o pequeno, algo que pode deixar muitas mães tensas e preocupadas.
Depois de algum tempo vivendo juntos, muitos casais começam a pensar sobre o aumento da família e a “encomenda” de um bebê. A decisão precisa ser bem pensada e, de preferência, bastante planejada para garantir saúde e tranquilidade para pais e filho. Confira 13 coisas que qualquer casal precisa fazer antes de começar a tentar engravidar:
Pais de crianças pequenas conhecem bem a batalha diária para tentar fazer com que os filhos comam ou mesmo apenas experimentem os legumes e verduras colocados no prato. A tarefa fica ainda mais difícil diante da desleal concorrência de propagandas apelativas que anunciam guloseimas e alimentos pouco saudáveis.
Depois de observar o resultado do teste de gravidez de farmácia e realizar os exames clínicos que comprovam a gravidez, uma das primeiras questões que aparecem para os pais é se o bebê é menino ou menina. Como a certeza para poder fazer as compras do enxoval só virão dentro de alguns meses, que tal se deixar levar por crenças populares e mitos para tentar desvendar o mistério? Conheça sinais de que você será mamãe de uma menina, segundo a sabedoria das avós:
Logo quando descobre que está grávida, a primeira dúvida que normalmente surge na cabeça da futura mamãe é: será que é menino ou menina? A ansiedade dos pais para começar a comprar o enxoval, no entanto, precisa ser trabalhada, já que exames que indicam com certeza o sexo do bebê só poderão ser realizados dentro de alguns meses.
Além de trazer insegurança e preocupações extras, o bebê que nasce prematuro ainda pode fazer com que as chances de depressão entre os pais aumentem em até dez vezes se comparado com o nascimento de um filho completamente forte e saudável.
Manter uma boa alimentação durante a gravidez é essencial para garantir saúde da mãe e do bebê e ainda evitar ganho de peso em excesso que pode complicar a gestação. Conheça algumas das melhores comidas para compor um cardápio equilibrado e consumir durante toda a gravidez:
A ansiedade e empolgação de levar para casa o recém-nascido fazem com que os pais muitas vezes, mesmo cuidadosos e preocupados, se esqueçam de tirar dúvidas com o médico sobre certos detalhes que certamente aparecerão nos próximos dias. Confira abaixo uma lista de coisas que pediatras deixam de contar sobre os primeiros dias do bebê e que você precisa saber:
Além de cuidados com alimentação, exames e visitas ao médico, as grávidas ainda podem precisar ficar atentas a simples caminhadas, móveis e escadas que antes pareciam inofensivas, agora se tornam bastante perigosas por causa da dificuldade de se movimentar. Um recente estudo, aliás, mostra que o risco de grávida cair é o mesmo de uma idosa de 70 anos.
Mesmo realizando aulas e praticando exaustivamente com bonecos, muitos pais de primeira viagem consideram um grande desafio o momento de dar banho no recém-nascido. De fato, tudo parece complicado a princípio, mas driblar a insegurança é o primeiro passo para completar a tarefa com sucesso. Para evirar erros comuns, conheça coisas que os pais não podem fazer ao dar banho no bebê:
Preocupados com a pele e a higiene do bebê, muitos pais procuram aumentar a proteção e prolongar o cheirinho do pós-banho com produtos como talco, colônia, perfumes e talcos. Depois da limpeza com sabonete e xampu indicados especialmente para recém-nascidos, qualquer outro produto normalmente é dispensável e, em alguns casos, até mesmo perigoso.
Além da grande emoção e entusiasmo, pais de crianças pequenas precisam lidar com ansiedades e dúvidas comuns desde o primeiro dia que o recém-nascido chega em casa. Entre as principais angústias está o choro do bebê, nem sempre facilmente decifrável. Confira abaixo os principais motivos das lágrimas dos pequenos:
Além de preocupações básicas como alimentação, troca de fraldas e banhos, pais de recém-nascidos ainda começam desde cedo a serem desafiados por choro fora de hora que é rapidamente acalmado quando o bebê recebe colo. Neste momento é normal se perguntar se a criança já dá sinais de mimo e se o hábito deve ser mantido.
Momento especial e de grandes transformações, a gravidez traz para a mulher sentimentos e sensações inéditos causados por alterações físicas e emocionais. Algumas mudanças são naturais e completamente saudáveis, mas existem alguns sintomas que a gestante nunca deve ignorar e, assim que possível, levar ao médico. Confira os principais:
O vídeo de uma mulher dançando sensualmente com uma criança viralizou nas redes sociais e recebeu toneladas de críticas. Enquanto alguns disseram se tratar de uma “brincadeira” normal, outros chegaram a relacionar as imagens com pedofilia. No meio termo, muitos criticaram a sexualização precoce da criança em questão. Conversamos com especialista para entender melhor como atitudes assim podem alterar o desenvolvimento infantil.
Pais que permanecem atentos ao desenvolvimento e educação dos filhos normalmente acreditam que o apoio, combinado com imposição de alguns limites e regras, é essencial para que eles cresçam capacitados para tomar atitudes e se tornarem adultos responsáveis. Mas será que você sabe qual é o limite das cobranças?
Quando as chances de engravidar aparecem mais raras e a fertilização in vitro vira uma alternativa viável, qualquer ajuda extra para garantir a gravidez se mostra válida desde que, claro, saudável e que não comprometa o tratamento. Técnicas naturais, como a acupuntura, por exemplo, têm se mostrado eficientes e apresentado resultados satisfatórios.
Pais de crianças pequenas conhecem bem a batalha diária para tentar fazer com que os filhos comam ou mesmo apenas experimentem os legumes e verduras colocados no prato. A tarefa fica ainda mais difícil diante da desleal concorrência de propagandas apelativas que anunciam guloseimas e alimentos pouco saudáveis.