Pais de primeira, Sorocaba e Biah Rodrigues decidiram aderir a uma tradição popular. Em família, eles plantaram o umbigo de Theo, seis meses, no haras onde costumam passar os finais de semana.
O cordão umbilical é a ligação física entre a mãe e bebê em gestação. Os nutrientes, anticorpos e oxigênio passam da corrente sanguínea da mãe para a do bebê e fluem para dentro do corpo dele através da malha umbilical. Mas além da importância na gestação, quando falamos da saúde do bebê, sua função tem sido ampliada.
Durante os nove meses que o bebê passa dentro da barriga da mãe, seu desenvolvimento depende do cordão umbilical: é por ali que ele recebe o oxigênio e todos os nutrientes necessários para a vida.
Mamãe de primeira viagem, Isis Valverde chamou a atenção de seus seguidores no Instagram ao compartilhar uma pequena novidade sobre o filho recém-nascido: quase um mês após seu nascimento, o umbiguinho do menino “caiu”.
A mamãe Vanessa de Souza Braga, que vive em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, teve um parto totalmente inesperado. A dona de casa, de 28 anos, deu à luz dentro do carro, quando estava a caminho da maternidade. A bebê veio mundo em um parto natural, realizado pela própria mãe, com ajuda do marido. A pequena Marina ainda veio ao mundo com o cordão umbilical enrolado no pescoço.
O cordão umbilical é responsável por ligar o bebê à placenta da mãe e é por ele que passa o sangue com o oxigênio e com os nutrientes essenciais ao desenvolvimento do feto. De suma importância durante a gestação, o cordão não deve ser clampeado imediatamente depois do parto. Nos primeiros instantes após o nascimento, até que o pulmão receba o ar e comece a funcionar, os bebês ainda recebem oxigênio pelo cordão.
Durante alguns dias depois que o bebê nasce, um restinho do cordão umbilical (cerca de quatro centímetros de pele, chamado de coto umbilical) permanece no umbigo do recém-nascido até que caia sozinho. Com aspecto amolecido e gelatinoso, que vai se tornando gradativamente mais escurecido e seco, o coto gera apreensão nos pais quanto aos seus cuidados.
A hérnia umbilical é um “estufamento” do umbigo do bebê, um tema que deixa muitas famílias preocupadas. De acordo com a pediatra Dra. Fernanda Freire, autora do site Seu Pediatra, a condição é causada por uma fraqueza do músculo, que demora para se fechar depois que cai o cordão umbilical, parte que leva nutrientes da mamãe para o neném.
A cicatrização do umbigo do bebê é um assunto que preocupa muitas famílias, especialmente quando eles apresentam hérnia umbilical, que nada mais é que o relaxamento do músculo da região.
Muitas mamães ficam preocupadas com o umbigo do bebê, que em alguns casos ficam um pouco mais estufadinhos que outros. Aí já vem todas aquelas dúvidas: será que é perigoso romper? Devo colocar moeda? E por aí vai.
Depois que o bebê nasce o restinho do cordão umbilical ainda fica no umbigo do bebê por alguns dias até que caia sozinho. Chamado de coto umbilical, tem aspecto amolecido no começo, mas vai se tornando gradativamente mais escurecido e seco.