Casa

(Reprodução/Cosmopolitan.com/chriskauffman.blogspot.com/My Beauty Now/Epbot.com/ Slashed Beauty)

11 macetes espertos para organizar suas maquiagens, acessórios e sapatos

Se ao se arrumar para sair você sofre para encontrar suas maquiagens, acessórios e sapatos preferidos, saiba que seguir alguns simples macetes de organização podem transformar essa realidade. Para facilitar sua vida, separamos 12 dicas preciosas para organizar esses itens e nunca mais perder tempo antes de sair de casa.

Escolha um copo ou um vaso de vidro para guardar os pincéis de maquiagem. Você pode acrescentar sal grosso, pedras ou bolinhas de gude até a metade para deixar os itens firmes.Para as chapinhas, secadores e babyliss, você pode instalar ganchos na porta do armário e aproveitar o fio do equipamento para pendurá-lo. Além de organizar, ajuda a economizar espaço.Outra alternativa é optar por um cano de PVC para guardar o secador e a chapinha em cima da bancada ou da pia do banheiro, por exemplo.Um armazenador de sapatos pode ser útil para abrigar maquiagem e produtos de cabelo. Uma opção é instalar na porta do banheiro. Para reunir os esmaltes, você pode guardá-los dentro de um pote de vidro para biscoitos. Assim, eles não se perderão mais!Uma forma de gelo pode ser uma ótima ideia para guardar os estojos de pó, blush e sombra.Já para os sapatos, você pode cortar as pontas de um cabide de plástico que tenha ganchinhos. Assim, vão servir para segurar chinelos de dedo.Outra alternativa é <a href="http://www.bolsademulher.com/artesanato/1110/como-fazer-cabides-para-organizar-sapatos" target="_blank">fazer um cabide</a> que suporta todo tipo de calçado. Eles conseguem guardar chinelos, sapatilhas, tênis e até sapatos de salto.As gavetas também podem ser usadas para guardar sapatos. Você pode instalar barras para deixar os itens na diagonal. Uma cesta de vime também pode servir para guardar rasteirinhas e chinelos. Pode ser colocada em prateleiras ou no armário.Para as botas, utilize cabides de calça para deixá-las retinhas e organizadas.
Thinkstock

7 dicas para economizar energia com a geladeira e diminuir MUITO seus gastos

Com as tarifas cada vez mais altas, economizar para não pesar no bolso no final do mês virou uma meta importante. E, quando se fala em gasto de energia elétrica, os aparelhos com ciclo de aquecimento são os mais perigosos. Entre os principais que mais consomem energia, a geladeira aparece no topo da lista. Para ajudar a reduzir seus gastos no final do mês, separamos algumas dicas úteis. 

Mantenha a porta fechada: quando você abre a porta do eletrodoméstico muitas vezes, o ar frio sai e temperatura interna sobe. Isso faz com que a geladeira tenha que iniciar o processo de resfriamento todas as vezes em que ela é fechada, e consequentemente aumente o gasto de energia.Roupa molhada na parte de trás é proibido: nunca coloque roupas para secar nas grades do motor, pois ele precisa circular o ar para manter o ambiente interno resfriado e as roupas bloqueiam a passagem.Descongele mais vezes: mantenha sempre o interior da geladeira limpo, pois até o excesso de gelo nas paredes força o aparelho a gastar mais energia.Posição certa: instale a geladeira longe do fogão e de janelas onde batam sol. É indicado que ela fique em um ambiente ventilado e com cerca de 20 cm de distância da parede. O calor faz com que o eletrodoméstico consuma mais energia para poder resfriar.Não guarde comida quente: o calor dos alimentos interfere na temperatura interna do refrigerador e no seu bom funcionamento. Espere a comida esfriar antes de guardar, senão o compressor da geladeira fica ligado por mais tempo para esfriar a temperatura e acaba consumindo muita energia.Facilite a circulação interna de ar: não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos. Essa atitude também gasta mais energia, pois dificulta a circulação interna de ar.Borracha de vedação em bom estado: sempre confira se a borracha está em bom estado, pois quando está desgastada é comum que ocorram vazamentos de ar e isso aumenta muito o consumo de energia.
Thinkstock

11 partes da sua casa que podem estar mais contaminadas que seu banheiro

O banheiro parece ser parte mais suja da sua casa? Cuidado. Alguns outros lugares ou mesmo objetos podem estar muito mais contaminados e cheios de bactérias do que ele. O tabloide britânico Daily Mail listou 11 partes da sua casa que têm uma grande concentração de germes e você nem imagina.

Bolsa: dentro da bolsa é comum que haja muitos objetos contaminados, como dinheiro e celular, fazendo com que ela seja até 3 vezes mais suja que o banheiro.Celular: sempre em contato com o rosto e as mãos, os celulares têm até 10 vezes mais germes que o vaso sanitário, e deve ser limpo regularmente.Dinheiro: antes de chegar a você, o dinheiro passou por muitas mãos e trouxe com ele muitos germes e bactérias.Escova de dente: segundo um estudo da Universidade de Nova Iorque, quando damos descarga, partículas da água podem atingir objetos em até 6 metros de distância, e se você deixa sua escova de dentes na pia, ela tem grandes chances de ser atingida e contaminada.Esponja de cozinha: como ela tem a função de limpar, está sempre em contato com superfícies sujas que contém germes e bactérias, e pode chegar a ficar até 400 vezes mais contaminada que o banheiro.Interruptor de luz: toda vez que você acende ou apaga a luz está passando germes para o interruptor. Ele pode ter 3 vezes mais bactérias que o vaso sanitário e deve ser sempre higienizado.Máquina de lavar roupa: ao colocar a roupa suja dentro da máquina você está transferindo germes, e por ser um ambiente úmido eles acabam se proliferando.Tapete: toda a sujeira que você traz da rua pelos seus sapatos se acumula entre os fios do tapete, que é 700 vezes mais contaminado que o banheiro, e deve ser higienizado regularmente. Teclado de computador: entre as teclas se acumulam sujeiras, e as bactérias das suas mãos passam para ele, fazendo com que ele seja até 5 vezes mais sujo que o banheiro.Toalha: para as bactérias se proliferarem elas precisam de 3 coisas: material orgânico, calor e umidade, e encontram tudo isso na toalha. Por ficar sempre úmida e tirar células mortas do corpo ela contém muitos germes e deve ser trocada semanalmente.Torneira: para tirar a sujeira das mãos você entra em contato com a torneira e os germes e bactérias presentes na pele passam para ela. Segundo o Daily Mail, ela é 21 vezes mais contaminada do que a privada e deve ser sempre higienizada.
(Thinkstock)

Extermine o cheiro de mofo das roupas com 6 dicas valiosas

Basta ficar um tempo sem usar uma roupa, que logo o cheiro de mofo na roupa toma conta do tecido. Peças de couro, lã e veludo, que são utilizadas apenas nos dias frios, são as que mais sofrem com o mau-cheiro acabam precisando medidas para acabar com o mofo. Porém,  dicas milagrosas prometem evitar (e até resolver!) o problema:

Se a peça estiver cheirando mal, mergulhe-a em um balde com água morna e amaciante por algum tempo antes de lavarDe tempos em tempos retire as peças do guarda-roupa e coloque-as em um ambiente arejado Em dias mais quentes e secos, abra as portas do guarda-roupa para que as peças possam respirar e arejarÉ importante apostar em potes antimofo, porque eles possuem partículas que absorvem a umidade do armário, impedindo a formação e proliferação de fungosVocê também pode evitar que o cheiro de mofo se instale no guarda-roupa: pegue uma meia calça velha e recheie com serragem de cedro, item que pode ser encontrado em qualquer marcenariaOutra opção para afastar o mofo do armário é colocar cinco pedaços de giz com dez cravos de canela e alguns pingos de óleo de essência de laranja dentro de uma trouxinha de tecido. Deixe-a próxima às roupas dentro do guarda-roupa
Thinkstock

6 macetes com vaselina que poupam minutos preciosos na faxina

Limpar a casa é uma tarefa que exige tempo e dedicação, e para deixar a casa limpinha sem passar horas esfregando, separamos 6 dicas fáceis com vaselina. Esse produto que também tem utilidades incríveis em truques de beleza pode ajudar muito nas tarefas domésticas. Acompanhe na galeria como usá-lo e transforme sua faxina.

Móveis de madeira: assim como a cera, a vaselina é uma ótima opção para dar brilho, hidratar e proteger os móveis de madeira.Tirar marcas da madeira: para remover marcas de copo da madeira aplique vaselina sobre a mancha e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, limpe o excesso com um pano seco. Amaciar o couro: para evitar rachaduras e dar brilho extra, aplique vaselina em um pano e passe em móveis e roupas de couro. Acabar com rangidos: se o piso de madeira e as dobradiças estão rangendo, uma dica é passar vaselina para diminuir o atrito e eliminar o som. Desenroscar parafuso enferrujado: quando o parafuso enferruja e fica difícil de desenroscar, aplique a vaselina e deixe agir por cerca de 12 horas . Isso vai diminuir o atrito e facilitar a remoção. Desengordurar as mãos: para tirar o odor e a gordura das mãos depois de cozinhar, coloque um pouco de vaselina em uma toalha úmida. Isso ajuda a gordura a se desprender mais fácil.
(Thinkstock)

8 fórmulas milagrosas para limpar banheiro sem passar horas esfregando

Limpar o banheiro é uma atividade doméstica que nem todo mundo gosta de realizar, seja pela dificuldade de higienizar o local ou pela quantidade de trabalho que dá uma faxina caprichada neste cômodo. No entanto, existem truques e misturas milagrosas que prometem facilitar bastante a limpeza do banheiro. Confira:

Higienizar o interior vaso sanitário: dilua quatro colheres de sopa de água sanitária em 350 ml de água e jogue no interior do vaso. Deixe agir por alguns minutos e depois acione a descarga. Em seguida, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a louça e esfregue com uma bucha. Você pode despejar um pouco de vinagre branco no interior da privada, caso queira potencializar o efeito antibactericida do bicarbonatoLimpar o assento do vaso: utilize um pano macio e álcool para deixar a região livre de bactérias. É importante realizar esse procedimento diariamenteTirar manchas do box: você pode usar uma esponja macia com detergente, esfregando-a até formar uma espuma espessa. Enxague em seguida. Caso essa limpeza não seja o suficiente, você pode fazer uma misturinha com uma colher de sabão em pó; duas colheres de bicarbonato de sódio; uma colher de álcool; uma xícara de vinagre e uma xícara de água morna. Com o lado macio da esponja, passe a mistura ainda morna no vidro do box. Deixe agir por cinco minutos e enxague. Seque com um pano que não solte pelos e aplique uma camada de lustra-móveis para formar uma película protetoraLimpar o azulejo: misture ¾ de xícara de bicarbonato de sódio e ¼ xícara de água sanitária em uma tigela pequena, até formar um creme homogêneo. Aplique a mistura com uma escova de dentes velha entre os azulejos, começando pelas partes mais sujas. Deixe agir por 10 a 15 minutos antes de lavá-los. Com uma esponja ou um pano finalize a limpeza da paredeLimpeza dos armários, espelhos e metais: essa faxina pode ser feita a cada quinze dias com um pano úmido com sabão de coco em pasta. Outra opção para limpar o espelho é borrifar um limpa vidros e passar um pano seco para tirar o excesso do produtoLimpar o chuveiro: misture um litro de água morna com quatro colheres de sopa de vinagre branco e borrife em todo o chuveiro. Enxague e passe um pano de microfibraLavar a pia: limpe a pia com uma mistura de água e sabão utilizando uma esponja e enxague em seguida. Use um pano seco para as lateraisLimpar o chão: após varrer e retirar o pó e fios de cabelos do chão, passe um pano úmido com água e desinfetante e deixe o ambiente secar
(Thinkstock)

9 macetes e misturinhas que vão te salvar na hora de limpar a cozinha

Limpar a cozinha é uma tarefa que exige bastante tempo e dedicação, por ser um dos cômodos mais utilizados da casa, onde mais se acumulam sujeiras e bagunças. A limpeza do chão, paredes e armários costuma ser trabalhosa e fica ainda mais pesada quando a faxina também é feita na geladeira, fogão e pia, por exemplo. Para acabar com a trabalheira e ainda economizar um bom tempo, separamos nove macetes espertos que irão salvar a faxina na cozinha.

Limpeza do chão: para facilitar essa tarefa, dissolva duas colheres de sopa de sabão em pó em um litro de água, e umedeça bem o pano que será usado na limpeza. A seguir, seque o piso com uma toalha velha e abra janelas e portas para acelerar o processoRemover gordura do rejunte: para acabar com a gordura acumulada nos rejuntes, você pode esfregá-los com uma escova de dentes dura e algumas gotas de solução de bicarbonato de sódioLimpar paredes, azulejos e o piso: faça uma solução de detergente, bicarbonato de sódio e água, lembrando de respeitar a proporção de uma colher de chá dos produtos para cada litro do líquido. Caso a água fique muito suja, descarte a solução e prepare uma novaHigienizar a pia: misture bicarbonato de sódio com um pouco de água sanitária. Com um pano passe a mistura por toda a pia. Em seguida, jogue água por cima e espere pelo menos duas horas para voltar a cozinhar ou mexer com qualquer alimento. Esta limpeza deve ser feita semanalmenteLimpar a gordura no chão: primeiramente tente limpar o máximo possível do óleo, usando folhas de papel toalha para tentar absorver o excesso do produto. Para evitar que o óleo se espalhe, polvilhe sal sobre ele até que fique completamente coberto e espere alguns minutos para que o líquido seja absorvido pelo sal. Varra o sal molhado, jogue fora e limpe os resquícios com um pano de prato secoTirar manchas de gordura dos eletrodomésticos: esfregue a área com detergentes desengordurantes e enxágue apenas com águaLimpeza do fogão: retire todas as grelhas e bocas do fogão. Misture vinagre com água e coloque as bocas do fogão de molho enquanto limpa o restante. Borrife um detergente anti-gordura na superfície do aparelho e deixe agir por alguns segundos. Para tirar o produto, use um pano ou esponja macios e úmidos e esfregue suavemente. Seque a superfície com um pano seco e limpo. Para finalizar, retire as bocas do fogão do molho, limpe-os com uma palha de aço, enxague e seque-as. Antes de colocá-las de volta, certifique-se de que as saídas de fogo estão desentupidas. Caso não estejam, você pode fazer isso com um palito de denteLimpar a geladeira: antes de começar, retire todos os alimentos da geladeira. Em seguida, desmonte a geladeira, retirando todas as grades e gavetas e se houver minifreezer, descongele-o. Lave as peças com água e detergente para higienizar o equipamento por completo. Prepare um mistura com uma colher de bicarbonato de sódio em dois litros de água morna e utilize-a para limpar dentro da geladeira. Evite usar álcool, sapólio, removedores, esponja de aço ou escovas. Esses itens deixam cheiro e removem o esmalte da geladeiraRemover a sujeira das panelas: para acabar com a gordura ou comida grudada, leve-as ao fogo com água e detergente e espere começar a ferver. Desligue após dez minutos. Espere a água amornar e despeje a água. Coloque a bucha de aço na parte áspera de outra bucha de cozinha com um pouco de detergente, isso será o suficiente para remover o que sobrar de forma fácil
(Thinkstock)

8 usos da escova de dentes que fazem a faxina ser incrivelmente fácil

A escova de dentes é um item imprescindível na vida de qualquer pessoa, pois só ela pode garantir uma higiene bucal adequada. Como ela é muito utilizada, acaba ficando velha e desgastada em alguns meses. Porém, ao invés de jogar no lixo, como muita gente faz, você pode aproveitar e usá-la em diversas atividades dentro de casa, que vão facilitar a sua vida.

Para limpar azulejos: a escova vai permitir a limpeza desses cantinhos tão difíceis de higienizar com uma esponja, por exemplo. Para surtir melhor efeito, faça uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio e utilize a escova para espalhar a soluçãoTeclado do computador: aquelas sujeirinhas e poeiras acumuladas no teclado são bem difíceis de tirar, principalmente porque não se pode passar qualquer produto no objeto. Mas com uma escova de dente velha e seca você consegue limpar tudoMolduras de quadros: utilize a escova e um pouco de detergente e água morna. A limpeza deve ser feita de forma delicada para preservar o material da moldura tanto de espelhos, como de quadrosTrilhos de portas e janelas: a escova velha pode eliminar a sujeira dos cantinhos que parecem impossíveis de alcançar com esponjas e panosTorneira da pia: esfregue a escova com sabão ou detergente ou ainda com uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio em toda a superfície da torneira e principalmente em volta dela. Alguns cantinhos são inacessíveis, mas a escova consegue alcançar e limpar da forma certaLimpeza do secador de cabelos: a parte de trás dos secadores acaba acumulando poeira após algum tempo de uso e não é tarefa fácil eliminar essa sujeira. A escova sozinha, sem nenhum produto, consegue alcançar as frestas da parte de trás do equipamento e limpar a regiãoHigienizar anéis: para higienizar essas peças é preciso cuidado para não estragá-las, mas um pouco de detergente na escova pode remover as sujeirinhas de anéisPara limpar sapatos: calçados como botas acabam se sujando com facilidade, mas não alguns produtos não são indicados para a limpeza desse tipo de sapato. Esfregá-lo com uma escova com um pouco de vinagre pode solucionar esse problema
Thinkstock

Como limpar azulejo rápido com 4 misturinhas que deixam brilhando

Manter a casa limpa é essencial para o bem estar dos moradores, e eliminar a sujeira e gordura presente nos azulejos do banheiro e da cozinha é mais fácil do que parece. Para deixa-los brilhando e novinhos em folha não requer muito tempo e esforço. Duvida? Confira na galeria 4 truques simples para limpar os azulejos sem passar horas esfregando.

Coloque em um borrifador 350 ml de água, 350 ml de água sanitária e 4 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e aplique no azulejo. Deixe agir por 10 minutos, passe uma esponja e enxague com água.Com uma esponja, passe nos azulejos 1 xícara (chá) de suco de limão com 1 colher (sopa) de bicarbonato. Além de limpar e tirar a gordura, esta mistura deixa os azulejos brilhando. Para limpar e acabar com mofo, basta colocar sobre uma escova de dente um pouco de bicarbonato de sódio e passar na área desejada.Para eliminar a gordura presente nos azulejos misture 1 xícara (chá) de vinagre com 1 xícara (chá) de suco de limão. Coloque em um borrifador e aplique sobre o azulejo. Passe uma esponja de cozinha e enxague com água.
Thinkstock

7 alimentos que você está guardando errado e não sabia

Quem nunca colocou um alimento na geladeira porque achou que ia conservar por mais tempo? O que pouca gente sabe, é que o armazenamento incorreto das frutas e legumes tem um grande impacto no sabor e na textura, e podem estragar mais rápido. Para isso, separamos 7 alimentos que você guarda errado e dicas simples de como mantê-los frescos e saborosos por mais tempo.

Alho: o lugar ideal para guardar o alho é em local seco e fresco. Na geladeira ele pode mofar, ficar borrachudo e até brotar. Se você descascou e cortou e não vai usar, pode armazenar na geladeira em um recipiente fechado. Banana: quando a banana não está madura e colocamos na geladeira a fruta não amadurece e sua casca fica escura, portanto opte por deixa-la na fruteira. Batata: você já pegou uma batata e na hora de descascar viu que ela estava com brotos? Para evitar que isso aconteça, guarde as batatas na fruteira ou na despensa. Para retardar mais ainda o processo de germinação e fazer com que a sua batata fique em boas condições por mais tempo, enrole um saco de papel ou coloque-as junto das maçãs, que emite uma grande quantidade de gás etileno e impede o nascimento de brotos. Cebola: ambientes úmidos como a geladeira fazem com que a cebola estrague rapidamente. Ela precisa ser mantida em um ambiente fresco, portanto o melhor local para coloca-la é na despensa. Uma vez descascada e cortada, ela pode ser colocada na geladeira dentro de um recipiente fechado. Ervas: para deixa-las fresca por mais tempo, mantenha longe do sol e envolva a erva em um plástico para mantê-la úmida. Folhas e verduras: para manter estes alimentos frescos por mais tempo, embrulhe um papel alumínio em volta deles e coloque na geladeira. Caso armazenadas em lugares secos e com pouca ventilação, elas podem murchar e estragarem por perderem água.Pão: se você não comer os pães que sobraram no saquinho o certo é guardar no congelador, não no refrigerador, pois ele resseca os pães rapidamente.