O uso de um ácido inadequado pode causar sensibilização, descamação e outros efeitos indesejados em sua pele
Os ácidos são grandes aliados da saúde da pele, já que promovem renovação celular, hidratação e o combate ao envelhecimento.
No entanto, o uso inadequado ou excessivo – às vezes até incentivado por blogueiras de skincare -, pode comprometer a barreira cutânea e gerar queimaduras.
Abaixo, a dermatologista Mayla Carbone, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica a função de cada um dos 5 ácidos mais conhecidos no mundo do skincare.
Ácidos para o rosto: funções

1. Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma opção indicada para todos os tipos de pele, especialmente as mais ressecadas, pois tem alta capacidade de retenção de água. Por isso, além de promover hidratação profunda, traz um aspecto viçoso.
“A indicação é usar pela manhã e à noite, antes do hidratante e protetor solar. Em fórmulas combinadas com antioxidantes, ele potencializa a defesa contra agressões externas”, explica a profissional.
2. Ácido glicólico
Já o ácido glicólico atua na esfoliação química da pele, removendo células mortas e estimulando colágeno.
“Ele é excelente para melhorar a textura e reduzir manchas, mas deve ser utilizado em baixas concentrações diárias, entre 5% e 10%, para evitar sensibilização. Quem tem pele sensível deve optar por versões suaves e sempre associá-lo ao filtro solar”, orienta Mayla.
3. Ácido salicílico
A escolha ideal para peles oleosas e acneicas é o ácido salicílico, de acordo com a dermatologista. Isso porque, com propriedade anti-inflamatória, ele desobstrui poros e controla a produção sebácea.
O uso pode ser diário em concentrações de até 2%, preferencialmente à noite. “Esse ácido ajuda a prevenir cravos e espinhas sem causar ressecamento excessivo, equilibrando a pele”, reforça ela.

4. Ácido ascórbico
Quem busca iluminação e uniformização deve apostar no ácido ascórbico, a famosa vitamina C. Com forte ação antioxidante, ele reduz os danos dos radicais livres e melhora o viço da pele.
Logo, use a vitamina C pela manhã e à noite, sempre antes do protetor solar.
5. Ácido retinóico
Outro ativo amplamente divulgado é o retinol, derivado da vitamina A. Ele estimula a produção de colágeno, e reduz linhas finas e manchas.
Apesar dos benefícios, o retinol deve ser inserido aos poucos e sempre à noite, em concentrações de até 0,3% no início para evitar irritação”, recomenda a dermatologista.