Veja quais são os exames que fazer parte da rotina da mulher
Cuidar da saúde vai muito além de marcar uma consulta quando algum sintoma aparece. Na verdade, a prevenção é sempre o caminho mais seguro. Por isso, existem alguns exames ginecológicos que devem ser repetidos anualmente para manter o bem-estar e detectar possíveis alterações de forma precoce. Veja abaixo quais são eles.
Lista de exames ginecológicos para incluir no check-up anual

É importante pensar que a lista de exames irá variar com a idade e o histórico familiar da paciente. Ainda assim, há alguns que se repetem para quase todas. São eles:
- Exame físico: realizado no consultório, ele avalia inicialmente as mamas, tireóide e região pélvica. Além disso, há o questionamento de sintomas e histórico de saúde.
- Exame pélvico: realizado em mulheres que já tenham iniciado a vida sexual, para avaliar vagina e colo do útero.
- Papanicolau: identifica lesões no colo do útero e alterações nas células que podem indicar a presença do HPV ou até o risco de desenvolver câncer.
- Ultrassom: para avaliar se os órgãos e seus tecidos não apresentam alterações. É feito nas mamas em todas as pacientes, na pelve, para mulheres que não iniciaram a vida sexual, e por via vaginal para aquelas que já não são mais virgens.
- Exames de sangue: servem para checar taxas hormonais, colesterol, glicemia e investigar infecções sexualmente transmissíveis faz parte de um cuidado completo
- Colposcopia: serve para analisar de forma mais ampliada colo do útero, útero e de outras estruturas genitais, como vulva e vagina, por exemplo. Pode fazer parte do check-up de rotina ou quando o Papanicolau apresenta alterações.
- Mamografia: para mulheres acima dos 40 ou para aquelas com histórico familiar de câncer de mama, esse exame ajuda a rastrear o câncer de mama antes que ele seja palpável.






