Truques ajudam a deixar os fios mais hidratados e sem frizz
Ter um cabelo bem cuidado exige dedicação. Em casos de cabelo cacheado, por exemplo, algumas dicas podem te ajudar a cuidar dos fios.
Veja abaixo o que alguns especialistas ensinam para você ter um cacho bem cuidado sem sair de casa.
Dicas para cuidar do cabelo cacheado

1. Lavagem
Low poo, no poo e co-wash são excelentes, de acordo com a dermatologista Julia Rocha. No entanto, uma vez por semana, aposte em um shampoo que uma detergência adequada do seu couro cabelo. Ou seja, aposte em um produto que limpe de maneira mais profunda essa área para evitar o acúmulo de produto.
O pré-poo é a indicação de Josi Helena, estetacosmetologa e tricologista especialista em saúde estética da pessoa negra. Para isso, basta aplicar um condicionador antes do shampoo afim de evitar perder a hidratação dos fios durante a lavagem.
2. Finalização
Diferente de outras texturas, o cabelo cacheado deve ser escovado enquanto ainda está bem molhado, como afirma o especialista em cabelos naturais, Rodrigo Vizu. Além disso, a tricologista Dina Moreira destaca a importância de hidratar os fios e penteá-los por partes.
3. Ordem de produtos
Para quem tem dúvidas de quando usar cada produto, Almiro Nunes, fundador da Clínica dos Cachos ensina: lave, enxágue, condicione e, em cima do condicionador, aplique a máscara. “Enquanto você toma o seu banho, a máscara está fazendo efeito no seu cabelo”, explica. Por fim, basta tirar bem os produtos e finalizar da maneira que preferir.
Já para escolher o produto, a Joice do Salão da Preta sugere não decidir de acordo com sua curvatura, mas sim com o que seu cabelo está precisando. Afinal, uma única cabeça pode ter mais de um tipo de cacho.
4. Cuidado com os fios
Esse passo do cronograma capilar é muito importante segundo especialista em cachos, Talita Nascimento. Esse processo repõe os lipídios do cabelo, o que vai evitar o ressecamento.
A tricologista Nataly Sgoviah reforça a indica o uso de óleo vegetal para deixar os fios mais macios e estimular o crescimento e fortalecimento do cabelo. Flora Cachola, tricologista e terapeuta capilar explica: “Ele vai repor aquele lipídio que a gente perder quando lavamos o cabelo. Ele é um excelente anti-inflamatório”.