Isis Valverde acaba de dar à luz Rael, da união com o modelo André Resende. O bebê nasceu no dia 19 de novembro e sua recuperação após o parto tem surpreendido os seguidores em suas redes sociais.
Agora a atriz gerou questionamentos ao publicar uma foto em que aparece com roupa de ginástica ao lado de sua personal trainer. Afinal, quando é seguro praticar atividade física após o parto?
Exercícios após o parto
Exatamente 15 dias após o parto, Isis resolveu retomar as atividades físicas. Ao lado de uma profissional, a personal trainer Alice Miranda, a mamãe postou uma foto mostrando já sua rápida recuperação. “Um pouco de serotonina para animar o dia”, escreveu na legenda.
https://www.instagram.com/p/Bq5gdO9B9ef/
Atividade física depois do parto: quando pode fazer?
O tempo adequado para cada mulher retornar às atividades físicas vai de cada corpo, já que uma série de variáveis influenciam nesse momento: se a mulher já era ativa fisicamente antes e durante a gestação, ganho de peso e tipo de parto, por exemplo.
No geral, as mamães que passaram por cesárea levam mais tempo até conseguirem retornar ou iniciar alguma atividade física, cerca de seis a oito semanas em média.
Esse tempo é importante para a cicatrização total do corte que é feito na hora do parto, além do desgaste físico e emocional que vem com o nascimento da criança.

Já mulheres que passaram por partos normais, sem nenhuma incisão – como no caso de Isis – podem receber liberação médica para voltar a praticar esportes a partir de 15 dias pós-parto, como parece ser o caso da atriz.
Porém, em ambos os casos é importante que a mulher obtenha primeiro a liberação do médico que a acompanhou em todo o pré-natal e comece devagar – mesmo as que já estavam acostumadas a praticar atividade física – e sempre com supervisão de um profissional habilitado.
Exercícios físicos atrapalham a amamentação?
Tanto as mulheres que passaram por cesárea, quanto as que tiveram parto normal, geralmente estão na fase da amamentação quando recebem a liberação para prática de ginástica.
Apesar de algumas pessoas acharem que o exercício físico seca o leite, a especialista em exercícios pós-parto Gabriela Cangussú derruba o mito de que a atividade física teria alguma relação com a insuficiência de leite materno. “De acordo com estudos o exercício e a amamentação são atividades compatíveis”, afirma.

O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, o desenvolvimento infantil ou a saúde materna.
O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou 30 minutos após, pois há uma diminuição dos níveis de IgA no organismo alguns minutos após o exercício. O IgA, ou imunoglobulina A, é um anticorpo que protege o bebê contra diversos vírus e bactérias.
Cuidados no pós-parto
- Saiba quais são os 4 sintomas que uma mulher NÃO pode ter no pós-parto
- Puerpério: saiba o que acontece no período pós-parto
- Flacidez pós-parto: como voltar ao corpo de antes