Você já deve ter escutado aquele conselho de vó sobre não dormir com o cabelo molhado. Pois saiba que o hábito realmente pode ser prejudicial, especialmente para o seus fios, que ficam mais enfraquecidos e quebradiços.
Mas além disso, dormir com as madeixas molhadas, conforme Dr. Lucas Fustinoni compartilha em seu canal no Youtube, pode criar um ambiente propício para fungos.
Fungos e queda de cabelo
Além da quebra dos fios, dormir com o cabelo molhado faz com que o couro cabeludo se transforme em um habitat quente e úmido, ideal para a proliferação de fungos.
Dentre eles, o mais comum é um fungo chamado Malassezia spp. Ele age aumentando a seborreia local, causando a descamação do couro cabeludo, a famosa caspa. Com esses problemas instalados, pode ocorrer uma evolução, resultando na queda dos fios.
Secar o cabelo antes de dormir
O ideal é deixar os fios secarem naturalmente, por isso a lavagem deve ser feita de dia. Mas caso seja feita durante a noite, o recomendado é secar os fios, sendo o secador a melhor opção para evitar resíduos e umidade.
Cuidados com o cabelo
- Dormir de cabelo molhado: 5 razões para evitar esse hábito
- Suor pode causar queda de cabelo? E dormir de cabelo molhado?
- Cabelos molhados? Veja o jeito certo de pentear sem arrebentar