6 hábitos que parecem inofensivos racham seu calcanhar: sapato, sabonete e mais

Calcanhares rachados promovem desconforto e até mesmo dor: a condição é o resultado da pele extremamente seca, que perdeu sua barreira natural de lipídios e não consegue reter água suficiente para a hidratação.

O ressecamento e fissuras dos calcanhares podem ter inúmeras causas, desde fatores ambientais como clima frio ou quente, até doenças como diabetes e hipotireoidismo.

Hábitos que podem rachar o calcanhar

A hidratação diária é a melhor forma de confrontar o problema, com cremes específicos para esta região do corpo. Deixar alguns hábitos simples de lado também ajudam a proteger o calcanhar contra o ressecamento e o surgimento destas pequenas fissuras.

Algumas práticas cotidianas podem estar contribuindo ainda mais para deixar o calcanhar rachado e você nem percebe. Saiba quais:

1. Usar o mesmo tipo de sapato

Calçar estilos iguais de sapatos todos os dias, especialmente aqueles planos, colabora com o aparecimento das rachaduras nos pés. Para isso não acontecer, a dica é alternar sapatos com calcanhar fechado e aberto, evitando aqueles com sola fina e mal ajustados aos pés.

2. Meias de tecidos sintéticos

Usar meias de algodão com tênis ou sapatos ajuda a reduzir o atrito entre o calçado e o calcanhar. O acessório também absorve o suor e a umidade, evitando que a pele fique seca. Meias em tecidos sintéticos podem piorar o quadro, já que não permitem que a pele respire.

3. Calçados abertos

Modelos de chinelo e sandálias contribuem com as rachaduras nos calcanhares (e também na sola dos pés), já que não absorve os impactos como os calçados fechados. Os pés ficam mais expostos e suscetíveis a desidratação que pode agravar as fissuras.

4. Tomar banho em água quente

A alta temperatura da água no banho provoca perda de água na pele. Inclusive dos calcanhares. A dica é usar água morna e limitar o tempo do banho, entre 5 e 10 minutos, para evitar ainda mais perda de umidade. É importante, também, secar suavemente a pele dos pés e passar um bom hidratante logo após o banho.

5. Sabonetes em barra

Os sabonetes mais duros retiram a umidade da pele, deixando-a ainda mais ressecada. O truque é eleger um sabonete líquido ou barra que já contenha um ingrediente hidratante em sua formulação. Lembrando que a pele seca e sensível precisa de produtos que protegem os óleos naturais da cútis.

6. Lixar os pés

Fazer isso com frequência pode não ser nada bom para a pele do calcanhar. Ao lixar os pés, há remoção das células mortas da pele. Em alguns casos, o desejo por uma pele lisinha sofre um efeito rebote: o corpo recompensa a retirada dessa camada com uma pele grossa e, muitas vezes, mais ressecada ainda.

Cuidados com os pés