Amor de Elza Soares e Garrincha foi difícil: ela sofreu violência, mas lembrava dele com afeto

Antes mesmo de morrer, em 20 de janeiro de 2022, esta data já era algo de que Elza Soares se lembrava. Isso porque, em 1983, este foi o dia em que seu então marido, o jogador Mané Garrincha, faleceu – e este é apenas um dos muitos fatos marcantes do relacionamento vivido pelo dois durante duas décadas entre altos e baixos.

https://www.instagram.com/p/CY9wedWLLcC/

Ao longo destes 20 anos, dentre os quais 16 foram de casamento, Elza e Garrincha viveram um romance avassalador na mesma medida em que foi conturbado e polêmico. Apesar de terem colocado um fim no casamento, a “voz do milênio” nunca escondeu que o craque havia sido o maior amor de sua vida, mesmo com uma vivência repleta de violência doméstica e mais diversos problemas.

Elza Soares e Garrincha: namoro polêmico

Elza Soares e Mané Garrincha começaram a se envolver em 1962, quando ele tinha 29 e ela 31 anos. Apesar disso, porém, eles precisaram, de início, manter o namoro em segredo uma vez que o jogador, na época, ainda era casado com outra mulher.

Após um ultimato de Elza, os dois acabaram assumindo o romance e, com isso, a cantora foi duramente criticada e perseguida. Por ter se envolvido com Garrincha enquanto ele era comprometido, o peso da traição recaiu sobre ela – e, além disso, a artista foi ainda acusada de ter arruinado o matrimônio do jogador.

Casamento marcado por agressões

“Crioula” e “Neném”, como Elza Soares e Mané Garrincha se chamavam na intimidade, se casaram em 1966, após o ídolo do Botafogo se separar ex-mulher. Apesar de ter deixado um casamento para trás para ficar com a cantora, porém, o jogador não a tratava nada bem e, logo, tiveram início mais polêmicas em torno da relação.

Marcada por altos e baixos, a união causou grande sofrimento para cantora, que foi constantemente vítima de agressões físicas por parte do companheiro. O jogador tinha um longo histórico de alcoolismo e ficava bastante violento quando bebia – algo que não mudou mesmo quando a família deles aumentou com a chegada do primeiro filho do casal.

Embora tenha prometido à Elza que pararia de beber caso ela tivesse um filho com ele, Garrincha voltou a decepcionar a cantora pouco depois de ela dar à luz. Mesmo após o nascimento de Manuel Garrincha dos Santos Júnior (conhecido como Garrinchinha), único filho do casal, em 1977, o jogador não abandonou o vício, chegando a colocar o pequeno em risco.

https://www.instagram.com/p/COqJiHohZo1/

Cansada das humilhações e das agressões físicas e verbais, Elza Soares decidiu se divorciar de Garrincha, e o casamento chegou ao fim em 1982. No ano seguinte, o jogador morreria de cirrose hepática. Mané Garrincha já havia falecido quando seu filho com Elza morreu, em 1986, em um acidente de carro. Segundo a cantora, a perda de Garrinchinha foi o momento mais difícil de sua vida.

Garrincha foi o verdadeiro amor de Elza Soares

Apesar de não esconder o quão turbulento e traumatizante foi seu relacionamento com Garrincha, porém, Elza sempre lembrou com grande carinho do período durante o qual os dois estiveram juntos.

A famosa nunca deixou de criticar o comportamento violento do ex, mas, por outro lado, sempre fez questão ressaltar a importância que o craque teve em sua vida.

Em 2018, por exemplo, durante uma entrevista a Pedro Bial, Elza contou que sempre lembrava de Garrincha e declarou: “Eu sonho muito com o Mané. O maior amor da minha vida foi ele”.

Elza Soares