Durante alguns dias depois que o bebê nasce, um restinho do cordão umbilical (cerca de quatro centímetros de pele, chamado de coto umbilical) permanece no umbigo do recém-nascido até que caia sozinho. Com aspecto amolecido e gelatinoso, que vai se tornando gradativamente mais escurecido e seco, o coto gera apreensão nos pais quanto aos seus cuidados.
É comum pais acharem que a área é sensível e que, portanto, pode causar dor ao pequeno, mas a extremidade, na verdade, consiste em uma pele desprovida de nervos e, por isso, a criança não sente dor nenhuma. Assim sendo, a região necessita de cuidados especiais e a limpeza deve ser realizada após cada troca de fralda e após o banho, para evitar infecções. Confira algumas dicas para que o processo de higienização do coto seja tranquilo e sem maiores desgastes.

Como limpar coto umbilical
1. Limpe o local com algodão ou hastes flexíveis umedecidas em álcool 70% a cada troca de fraldas. Esse é o procedimento mais seguro e higiênico, que pode evitar o acúmulo de bactérias e infecções posteriores.
2. Ao realizar a troca da fralda, limpe o cordão umbilical também. E sempre deixe a fralda presa em baixo do umbigo, para deixar o local respirar com facilidade.
3. Certifique de que o local esteja bem seco. Quando o umbigo fica úmido pode ocorrer a proliferação de bactérias. Por isso, secar bem e deixar o umbigo respirar é importante e fundamental para evitar a aparição de qualquer infecção.
4. Após o banho, a melhor forma de enxugar a região do umbigo do bebê é com uma gaze limpa, dando leves toques no coto umbilical até que ele fique totalmente seco. Em casos de sangramento, secreção ou mau cheiro, o médico pediatra deverá ser consultado.
5. Evite enfaixar ou fazer curativos que deixem o coto fechado. Também não devem ser utilizados medicamentos no local e, principalmente, objetos como moedas e outras superstições que podem causar infecções.

Queda do coto
A queda do coto ocorre entre o sétimo e o décimo quinto dia de vida, porém, em alguns casos, esse prazo pode aumentar ou diminuir, sem que represente qualquer problema. Nesse tempo, ele muda de cor, ficando cada dia mais escuro. A cor é normal e mostra que está tudo bem com o bebê. Mas, se surgirem manchas avermelhadas ao redor do cordão umbilical é aconselhado levar o bebê ao médico.
Cordão umbilical: curiosidades
- Saiba como cuidar e higienizar o cordão umbilical
- Mitos e verdades sobre armazenar cordão umbilical
- 5 funções extraordinárias do cordão umbilical