Amiga de tratamentos estéticos e aliada de hábitos saudáveis, as chamadas pílulas de beleza são cápsulas que agem como um suplemento alimentar, cujo benefícios podem ser direcionados tanto para cuidar da pele, emagrecer, como para combater a queda de cabelo e unhas quebradiças.
Comercialmente chamadas de nutricosméticos, a Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), classifica as pílulas como alimentos funcionais e não cosméticos, como o nome intui. Elas contêm vitaminas, minerais, flavonoides, aminoácidos, óleos essenciais, probióticos e outras substâncias antioxidantes.
Cabelo e unhas mais fortes

Justamente em função de sua composição, as pílulas de beleza podem ser utilizadas para fortalecer as unhas e aumentar as madeixas. As fórmulas geralmente possuem um composto a base de silício orgânico que atua no tecido conjuntivo e reestrutura as fibras de colágeno e elastina, promovendo reestruturação e firmeza da pele de dentro para fora e fortalecendo unhas e cabelos.
Nas madeixas, ela estimula a reposição de fios mais grossos e resistentes. Devido a presença de silício orgânico, há uma ação anti-queda, antiaging e fortalecedora dos fios. Nas unhas, a pílula fortalece e estimula o seu crescimento.
Consultar médico
Antes de tomar qualquer pílula é indispensável consultar um médico, uma vez que tomar por conta própria pode levar a superdosagens e alergias indesejadas.
Além disso, é indispensável, na hora de escolher a sua pílula, verificar sempre se ela está dentro dos padrões da ANVISA, pois o uso indiscriminado desses suplementos pode encobrir deficiências do organismo e uma má indicação podem trazer problemas para saúde.
Pílulas mágicas?
- Cápsulas para emagrecer: fitoterápicos em pílula funcionam?
- Vitaminas e reposição para queda de cabelo
- Cápsula de chá-verde é truque de Juliana Paes para secar