Se você não sabe o que fazer se a criança engasgou, é hora de estar atento e aprender os primeiros socorros. Esse procedimento importante pode salvar vidas e é recomendado que todo pai e mãe esteja ciente do passo a passo da massagem: é simples e poderá garantir a segurança do seu filho.
Como desengasgar a criança
Geralmente, ela desengasga sozinha, mas algumas vezes, pode não conseguir expelir o alimento que está fechando a garganta. Se o bebê não chorar e não respirar, sua pele ficará arroxeada.
Passo a passo
Diante dessa situação, o primeiro passo é manter a calma, ligar para o 193 ou 192 e seguir os passos:
- Mantenha o bebê voltado para baixo, com a cabeça ligeiramente inclinada mais baixa que o tórax, apoiado em seu antebraço. Sustente a cabeça e a mandíbula do bebê com a mão.
- Dê até cinco tapas no meio das costas do bebê, utilizando o “calcanhar” das mãos.
- Vire o bebê e o apoie em seu antebraço. No centro do peito, na altura dos mamilos, faça cinco compressões no tórax com os dedos médio e anelar.
- Repita a sequência de cinco tapas nas costas e cinco compressões torácicas até o bebê desengasgar.
Neste momento, o líquido ou a comida que estavam impedindo a respiração devem sair pela boca ou pelo nariz. O bebê então vai reagir e provavelmente chorar. Coloque-o em uma posição confortável e o leve a um hospital para ser avaliado por um médico.
Sabendo realizar esses primeiros socorros, você conseguirá salvar a vida do seu filho ou de qualquer criança.
Acidentes e cuidados essenciais
- Saiba como montar um kit de primeiros socorros com remédios naturais
- Primeiros socorros para viagem: o que levar na mala?
- Primeiros socorros no trânsito: saiba como agir em caso de vítimas