seios

O que faz os seios mudarem depois dos 40 anos? Veja os principais fatores

O corpo feminino passa por transformações ao longo da vida, e os seios estão entre as estruturas que mais refletem essas mudanças.

Após os 40 anos, muitas mulheres notam alterações de forma, volume e firmeza – e surgem dúvidas sobre o que é esperado, o que pode ser prevenido e quando é necessário investigar.

Por que os seios mudam após os 40?

seios
(Créditos: Freepik)

Mamas são compostas por glândulas, gordura e tecidos de sustentação. E o equilíbrio entre esses componentes muda ao longo do tempo, de acordo com a mastologista Denise Joffily, que atua em São Paulo.

Contudo, com a chegada dos 40 anos, há uma queda natural nos níveis de estrogênio, que é o hormônio que influencia diretamente a firmeza da pele e dos tecidos.

sutiã
(Créditos: Freepik)

Assim, somadas à diminuição do colágeno e da elasticidade da pele, tais mudanças resultam em flacidez, variações de volume e menor sustentação.

“Essas transformações fazem parte do ciclo natural da vida feminina. Não são defeitos, são marcas de história, maternidade e amadurecimento”, explica a especialista.

Genética, amamentação e variações de peso: o que influencia mais

seios
(Créditos: Freepik)

Diversos fatores modulam a maneira como cada mulher vivencia essas mudanças. Contudo, a genética é o principal deles, pois determina o formato, o tamanho, a qualidade do colágeno e a forma como a pele responde ao tempo.

A amamentação também exerce influência, podendo alterar temporariamente o contorno das mamas devido ao estiramento da pele e dos ligamentos.

“Mas, após o desmame, o corpo tende a encontrar um novo equilíbrio”, afirma Joffily.

Sinais de alerta: quando procurar um médico

(Créditos: Freepik)

Embora mudanças graduais sejam naturais, alguns sinais merecem investigação:

  • Nódulo ou área endurecida que não desaparece;
  • Vermelhidão, retrações, espessamento ou aspecto de “casca de laranja” na pele;
  • Secreção espontânea pelo mamilo, principalmente sanguinolenta;
  • Inversão repentina do mamilo;
  • Diferença súbita entre uma mama e outra.

Qualquer um desses sintomas deve motivar avaliação com ginecologista ou mastologista.

Como recuperar volume ou firmeza quando isso incomoda?

bolinhas no mamilo
(Crédito: cottonbro studio/Pexels)

Para quem deseja corrigir flacidez ou recuperar contorno após gravidez, perda de peso ou envelhecimento natural, há diferentes abordagens, de acordo com o cirurgião plástico Marco Aurélio, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Um deles é a mastopexia, indicada quando há flacidez ou queda das mamas.

“A decisão é muito individual e guiada pela anatomia, estilo de vida e expectativas da paciente. Estética não é sobre padrões. É sobre equilíbrio e autoconfiança”, conclui o cirurgião.

Saúde e bem-estar