Para pesquisadores, fabricantes devem ir além do ‘reduzir o tamanho e adicionar a cor rosa’ para atender corredoras
Um estudo alerta que tênis de corrida ainda são confeccionados a partir de dados da anatomia e biomecânica masculina, sem atender totalmente às necessidades das corredoras.
Publicado na revista BMJ Open Sport & Exercise Medicine, o estudo concluiu ainda que as necessidades dos pés das mulheres evoluem de acordo com a idade e fases da vida, como ciclo menstrual, gravidez e menopausa.
Tênis de corrida para mulheres

A pesquisa reflete sobre a pergunta “Se um calçado tivesse sido projetado a partir do formato do pé de uma mulher, eu estaria correndo sem sofrer lesões?”.
Depois de ouvirem 21 corredoras, a resposta à qual os pesquisadores chegaram foi a de que os calçados atualmente disponíveis ignoram as percepções das corredoras.
O que as mulheres ouvidas querem ou precisam:
- ◆ Ponta mais larga
- ◆ Calcanhar mais estreito
- ◆ Mais amortecimento
- ◆ Melhora no desempenho
- ◆ Variações para fases da vida
As corredoras acreditam que o calçado é crucial na prevenção de lesões. Ainda assim, elas mais se adaptam aos calçados disponíveis hoje em dia do que encontram soluções específicas para o que precisam.
“Os fabricantes de calçados devem ir além do simples ‘reduzir o tamanho e adicionar a cor rosa’, desenvolvendo formas e modelos específicos para cada gênero”, expõe o estudo.
A pesquisa

A análise foi feita com 21 mulheres corredoras em Vancouver, no Canadá, 11 delas amadoras e outras 10 competidoras.
A idade variou entre 20 e 70 anos, com média de 43. As corredoras tinham entre 6 e 58 anos de experiência com corridas.
Entre as 21, 9 já tiveram a experiência de correr durante a gravidez e no pós-parto.






