O alongamento de cílios virou febre entre as pessoas que gostam de marcar bem o olhar. Amantes de maquiagem já conhecem os cílios postiços, mas o alongamento é, teoricamente, mais fácil e duradouro.
A atriz e apresentadora Carolina Ferraz também apostou na tendência, mas acabou tendo resultados indesejados.
Cílios postiços: pode dar alergia?
Um dia depois de fazer o procedimento, Carolina Ferraz percebeu que estava com os olhos bem inchados e publicou uma foto real do problema em suas redes sociais para alertar.
“Quando a pessoa faz alongamento de cílios e acorda inchada de alergia”, escreveu ela na legenda da imagem do próprio rosto que publicou no Instagram.
Nos comentários, a colega de profissão Susana Vieira compartilhou sua própria experiência com o procedimento estético: “Isso aconteceu comigo! Não fiz mais por isso! É uma pena”.
https://www.instagram.com/p/BaZSEUzlFxB/
Segundo a dermatologista Gabriela Vasconcellos, diretora da clínica Goa no Rio de Janeiro, o método pode realmente causar irritações e alergias.
“A alergia normalmente se dá pelo tipo de cola usada. O processo alérgico se dá quando a pessoa começa a lacrimejar e, posteriormente, inflama o globo ocular. Caso isso aconteça indico imediatamente procurar um dermatologista ou oftalmologista para tratar e evitar algo mais sério nessa região que é extremamente sensível”, explica a especialista.
Como fazer alongamento de cílios?
Quem estiver pensando em aderir ao método deve procurar um local especializado para fazer o alongamento, já que o processo tem certo nível de dificuldade. Um profissional capacitado irá desengordurar a pele com sabonete neutro ou soro fisiológico antes de qualquer coisa.
“Deve ser feito sem maquiagem, especialmente no dia da aplicação. Se possível, é ideal evitar usar rímel durante o tempo em que estiver com o alongamento”, conta Gabriella.
Depois da limpeza, os fios sintéticos são colados rente à linha dos cílios naturais e tudo é manipulado com proteção nas pálpebras inferiores, para que não cause uma irritação.
https://www.instagram.com/p/BZ9WCi9FPhk
Quem já tem alguma alergia nos olhos deve evitar o método. “Quem já teve acometimentos oftalmológicos, principalmente por lesão em córnea e conjuntiva também deve evitar, porque caso a cola entre em contato com os olhos pode agravar muito o quadro”, revela a dermatologista.
O alongamento também não é indicado para pessoas com queda de cabelo relacionada a processos inflamatórios, doenças da tireoide e carências nutricionais ou que tenham doenças autoimunes que façam os fios do corpo caírem, pois o peso dos cílios pode agravar a queda natural que já ocorre.
Como remover o alongamento
https://www.instagram.com/p/BZgUNw7Fw96
Se estiver pensando em tirar as aplicações, não se apresse! O alongamento deve ser retirado no lugar em que foi feito, de preferência pelo profissional que realizou o procedimento. Com a ajuda de uma lupa e material como escovinha de cílios e pinças esterilizadas, o profissional poderá removê-lo com facilidade.
O grande risco de fazer isso em casa é arrancar os cílios naturais junto com os falsos. “Por isso, indico que a pessoa que quiser fazer o alongamento procure um lugar de confiança com profissional experiente e consulte o médico antes de fazer. Quando bem colocado fica lindo!”, finaliza Gabriella.
Cuidados com cílios
- Jovem mostra na pele complicação de “cílios fio a fio”
- Como passar rímel para alongar os cílios
- Alongamento de cílios: quais são os cuidados necessários