Um toque de asfalto na composição das baterias comerciais pode ser o elemento que faltava para que elas carreguem com muito mais rapidez e eficiência – de forma até 20 vezes mais veloz. O benefício do uso de asfalto nas baterias de lítio-metal foi revelado em artigo produzido pela Universidade de Rice.
Bateria com carbono poroso é muito rápida
O químico James Tour, professor da instituição, desenvolveu anodos (eletrodo de entrada de corrente em um voltímetro) feitos com o carbono poroso resultante do processo que produz o asfalto. E teve uma surpresa: apresentaram uma estabilidade excepcional mesmo após mais de 500 ciclos de carga e descarga.
“A capacidade dessas baterias é enorme, mas o que é igualmente notável é que podemos trazê-las de zero carga para carga total em cinco minutos, em vez das típicas duas horas ou mais necessárias com outras baterias”, disse Tour em nota divulgada pela universidade.

Com a presença do carbono resultante do asfalto, essas baterias apresentaram densidade de potência e de alta energia elevadas: 1.322 W/kg e 943 kWh, respectivamente.
O trabalho revelou também outra vantagem da aplicação de asfalto: o carbono atenuou a formação de detritos dentro do lítio. Essa sujeira pode invadir o eletrólito da bateria e caso se estendam o suficiente, podem anular o funcionamento correto do equipamento e, no limite, fazer com a bateria falhe, apague ou até exploda.
Como carregar a bateria
- Celular carregando a noite inteira: porque você precisa parar com isso
- Novo tipo de bateria para celular: mais barato e sem risco de explosão
- Nunca deixe seu celular descarregar a bateria até desligar: entenda por quê