No mundo antigo, as divisões territoriais e de povos eram caracterizadas como impérios e, por isso, dizer com certeza qual seria o país mais antigo do mundo não é uma tarefa simples. Afinal, a própria definição de nação, como conhecemos hoje, não oferece paralelos diretos com as aglomerações de cidades e estados no passado.
Apesar de não ser possível afirmar qual é o país mais velho do mundo, três nações normalmente são citadas como as que mais se encaixariam na definição. Saiba quais são:
Países mais antigos do mundo

San Marino: um dos menores e mais antigos países do mundo, San Marino foi fundado no ano 301 e sua constituição, escrita em 1600, também é considerada a mais velha. Rodeada pela Itália, a nação só seria reconhecida como independente em 1631.

Japão: os japoneses afirmam que a fundação do país ocorreu em 660 a.C. e, portanto, seria mais velho que San Marino. Mas apenas no século 18 a cultura da nação foi espalhada pelas ilhas que formam seu território. O resto do mundo considera o Japão como um país somente na era moderna, no século 19.

China: a dinastia feudal Shang, considerada a primeira da história, existiu do século 17 a 11 a.C., mas a China considera que sua fundação de verdade ocorreu no ano 221 a.C., ano em que o imperador Qin Shi Huang se proclamou o Primeiro Imperador da nação.
Lugares curiosos do mundo
- “Olho da África” é atração que só pode ser visto inteiro do espaço
- Brasil tem 2 das 10 praias mais lindas do mundo: isoladas e de difícil acesso
- “Porta para o inferno”: cratera de 70 metros solta fogo há 46 anos