A música tem o poder de divertir, reunir diversas tribos e até mesmo servir de cura para um coração partido. Mas, além de trazerem melhoras emocionais, canções também são capazes de aliviar dores físicas.
Música pode liberar “morfina” natural contra dor
Um estudo realizado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, descobriu que a música pode ter um efeito positivo no combate a dores crônicas e pode ajudar pacientes que sofrem de fibromialgia, doença que causa dor grave nos músculos e articulações.

De acordo com a pesquisa, pacientes com fibromialgia sentiram menos dor depois de ouvirem suas músicas favoritas.
Os cientistas mediram direta e indiretamente como os participantes do estudo sentiam dor depois de ouvirem uma música relaxante e agradável e os relatos obtidos foram que os pacientes percebiam alívio nos incômodos, que pareciam menos intensos.
Existem dois mecanismos cerebrais que podem ser responsáveis pelo efeito de alívio da dor através da música: o primeiro é que as canções sejam capazes de desencadear no cérebro a liberação de opioides, uma espécie de morfina natural do corpo, o que explicaria a redução dos desconfortos.

Outra hipótese é a de que o efeito de alívio da dor pode ser o resultado de um poder efetivo que a música tem de redirecionar nossa atenção para longe dos incômodos.
Os cientistas envolvidos no estudo afirmam que é importante que a pessoa ouça músicas que já conhece e que gosta, pois uma configuração familiar é necessária para o processo de alívio das dores.
Mistérios do cérebro
- Por que é tão difícil memorizar nomes? Veja o que acontece no cérebro
- Cientistas descobrem que nosso cérebro trabalha em 11 dimensões
- Até o cérebro da mulher sofre alterações na gravidez; veja o que muda