Fóssil de baleia de 36,4 milhões de anos, encontrado no Peru, pode ser a chave para entender a origem do gênero mysticeti – as baleias azuis e as baleias-jubarte.
Até então, as únicas informações que havia sobre este gênero de baleias vinham de um grupo ancestral direto delas, o basilosauridae. Entretanto, os cientistas não estavam satisfeitos porque sabiam que existem muitas diferenças entre eles. Por isso, os paleontologistas acreditarem que faltava alguém.
“Este é o fóssil que estávamos esperando”, revelou Nick Pyenson, especialista do Museu Smithsonian de História Natural, dos Estados Unidos, ao site da revista científica Nature.
Origem das baleias

O esqueleto encontrado, chamado de Selenensis Mystacodon, se configura de tal forma que parece ser o elo entre as baleias modernas e o grupo ancestral, completando a árvore genealógica.
Os paleontologistas compararam a forma do crânio, que se parece mais com a baleia moderna, e o osso pélvico, que é semelhante ao dos ancestrais.
Isso ajudou a preencher alguns buracos na história evolutiva das baleias. Espera-se que análises posteriores possam explicar ainda mais as mudanças do animal ao longo dos anos.
Curiosidades sobre as baleias
- Baleia rara é filmada pela 1º vez: tamanho de elefante, bico de golfinho
- Você já imaginou qual o tamanho do coração de uma baleia azul?
- Extinção de tubarões e baleias está muito próxima, e a culpa é do homem