Astrônomos da Universidade Nacional da Austrália (ANU) observaram quatro corpos celestes estranhos no universo. Suas análises concluíram que eles são fortes candidatos a ser o misterioso Planeta Nove, que é o possível mais novo integrante do nosso sistema solar.
Os astrônomos estão esperançosos pois as imagens feitas pelo telescópio SkyMapper (o mesmo que está sendo usado para identificar os novos 4 corpos celestes) já detectaram “os planetas Chiron e Comacina, o que demonstra que a nossa abordagem poderia encontrar o Planeta 9, se ele estiver lá”, disse o Dr. Tucker, astrônomo da ANU.
Outros telescópios devem ser instalados em outras regiões do mundo para estudar os novos objetos espaciais.
Planeta nove: entenda o mistério

Em 2014, falou-se no Planeta Nove pela primeira vez. Os cientistas passaram a acreditar na sua existência quando perceberam perturbações na órbita de Urano e de Netuno, que só poderiam ser explicadas pela presença de um grande planeta, muito distante do nosso sistema solar.
Mas, que planeta seria esse, afinal?
Para preencher os requisitos do novo planeta do sistema solar, os corpos precisariam ser do tamanho de Netuno, com a massa 10 vezes maior do que a Terra, e orbitar o Sol em um caminho que tem cerca de 150 milhões de km.
A busca pelo planeta é massiva e mundial, que virou o projeto Zooniverse, que já reúne mais de 20 mil voluntários.
Novos planetas descobertos
- Conheça os planetas do novo Sistema Solar: Nasa divulga imagens
- Novo planeta pode substituir plutão e completar o sistema solar
- Brasileiros descobrem dois novos planetas: o que já se sabe sobre eles?