Não é só aqui no Brasil que as festas de Carnaval levam milhares de pessoas para as ruas, atrás de música e folia. Ao redor do mundo, muitos países mantêm o costume de celebrar este período, inclusive em épocas diferentes do ano.
Apesar de a alegria ser a principal razão da festa, há tradições carnavalescas diferentes em cada lugar.
Carnaval em outros países: como é celebrado
Ilha da Madeira, Portugal

Quando: 3 dias em fevereiro
Os cortejos da Ilha da Madeira encantam moradores e turistas, com bandas e marchas carnavalescas.
O ponto alto é o Cortejo Trapalhão, com desfile de carros alegóricos passando pela cidade de Funchal.
Veneza, na Itália

Quando: 10 dias em fevereiro
O Carnaval de Veneza é marcado por um elemento: as máscaras carnavalescas. É com elas que moradores e turistas vão às ruas e aos salões.
A festa na cidade italiana tem origem peculiar: no século 16, a nobreza se disfarçava com as máscaras para participar da festa do povo sem ser reconhecida.
Cidades da Alemanha

Quando: 8 dias em fevereiro
Conhecida como Fasching, Fasnacht ou Karneval, a festa acontece nas cidades de Mainz, Colônia, Düsseldorf e Bonn. Além dos desfiles de rua, as fantasias divertidas fazem parte da tradição.
Cada cidade tem um costume peculiar, mas uma coisa é fato: a festa dura vários dias. Começa na “Quinta-feira suja” e vai até a Quarta-feira de Cinzas.
Nice, na França

Quando: 14 dias em fevereiro
A festa de Carnaval em Nice, na França, é muito tradicional e um dos maiores do mundo.
A principal atração são as paradas, com bonecos gigantes, acompanhados de dançarinos e músicos animados.
Xanti, na Grécia

Quando: 15 dias em março
O surgimento do Carnaval passa pela história da Grécia Antiga. E o país retoma suas tradições com desfiles e festas populares nas ruas de Xanthi, um dos mais conhecidos do mundo.
Cidade do Cabo, África do Sul

Quando: 1 dia em março
A Cidade do Cabo realiza um desfile de Carnaval com o mesmo batuque e animação que já conhecemos. Os participantes passam por uma passarela e a música embala passistas e frequentadores.
Notting Hill, em Londres

Quando: 2 dias em agosto
Música, dança e folia invadem as ruas do bairro Notting Hill em um domingo e uma segunda-feira de agosto. A festa londrina é promovida por imigrantes dos países caribenhos, portanto, não falta animação.
Folia, serpentina e curiosidades