Infelizmente, sentir dor no sexo não é nenhuma raridade. Se você é mulher e está lendo essa matéria, provavelmente já teve essa sensação em algum momento da vida. Agora, pesquisadores britânicos fizeram uma pesquisa para descobrir, de fato, quantas mulheres sentem esse sintoma e o que o torna tão comum.
Dor no sexo atinge muitas mulheres: quais são as causa?
Os pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine entrevistaram mais de 8 mil mulheres com idade entre 16 e 74 anos e chegaram à conclusão que uma em cada 10 mulheres sentiram dor nas relações sexuais por um período maior que 3 meses no último ano.
Esta condição é chamada dispareunia e ocorre, segundo o estudo descobriu, por cinco motivos principais:
Secura vaginal
O ressecamento vaginal acontece quando há um desequilíbrio no muco da vagina, que é uma espécie de película ou filme líquido presente no interior do canal. As causas possíveis são alterações hormonais, infecções e até mesmo a falta de tesão.
Ansiedade em relação ao sexo
A excessiva preocupação e a dificuldade em relaxar na hora do sexo dificulta e, muito, a excitação. E vale lembrar que a excitação está intimamente relacionada à lubrificação vaginal e o deslizar mais suave do pênis dentro da vagina.
Falta de prazer durante o sexo
Novamente, sem excitação e prazer, o atrito entre pênis e vagina aumenta e podem surgir não apenas sensações dolorosas, mas machucados na mucosa que vão continuar por alguns dias. Se o sexo não é prazeroso para você, pare e tente resolver a causa. Você não é obrigada a transar sem vontade.
Dificuldades no relacionamento
Quando existe alguma rusga ou desencontro no relacionamento, isso pode se refletir na vida sexual e na sintonia do casal na cama. Como dito, a falta de desejo e excitação tem mecanismos fisiológicos para diminuir a lubrificação e o relaxamento e tornar o sexo uma experiência dolorosa.
Traumas
Mulheres que foram estupradas ou sexualmente abusadas e assediadas podem manter um trauma que as impede de sentir prazer durante o sexo ou mesmo causa dor. Falar é a melhor solução nesses casos: busque ajuda de psicólogos e psiquiatras para tentar romper com o trauma.
Como tratar a dor na penetração?
Além dessas causas, a dispareunia pode ser causada por uma série de outros fatores, como vaginismo – doença cujo principal sintoma é o incômodo nas relações sexuais – ou alterações hormonais causadas pela pílula ou pela reposição hormonal. Para saber exatamente o que está acontecendo com você, o ideal é consultar um médico e contar em detalhes o que está sentindo, como está o seu relacionamento e como você se sente. Com essas informações, ele poderá dar um diagnóstico preciso e tratar o gerador do seu incômodo.
Em alguns casos, podem ser necessários cuidados terapêuticos, a fim de restabelecer o equilíbrio psíquico e emocional ou de compreender melhor como problemas na relação podem estar alterando sua vagina e causando dor no sexo. Em outros, o tratamento médico, com recomendação de hidratantes e lubrificantes vaginais, por exemplo, pode ser suficiente. De qualquer forma, investigue o que está acontecendo com você.