Biotina resolve a queda de cabelo? Vale a pena tomar?

Suplemento pode ser benéfico em alguns casos, mas uso exagerado causa riscos à saúde

*Dra Luciana Cattini é médica dermatologista e colunista convidada do Mulher.

Quem sofre com a queda de cabelo sabe o quanto isso pode afetar a autoestima. Por isso, é normal procurar opções que ajudem no tratamento dessa condição.

A biotina oral, por exemplo, é um suplementos que costuma ser lembrado nesses casos. É importante, contudo, entender para o que ele serve de fato.

Biotina ajuda a combater a queda de cabelo?

biotina
(Crédito: freepik/freepik)

De maneira simplista, a biotina não deve ser usada com esse intuito. Isso porque os estudos científicos não comprovam a eficiência da substância para controle da queda de cabelo.

Sua eficiência, na verdade, está relacionada a tratar a fragilidade das unhas, quando elas apresentam um aspecto descamativo. Ainda assim, a sugestão de suplementação é de 3 a 6 meses.

Além disso, é importante ressaltar que a suplementação não deve ser feita em altas doses em pacientes que não tenham, de fato, deficiência dessa substância. Caso contrário, pode até causar problemas mais sérios.

Caso tenha uma queda de cabelo em excesso, a sugestão é buscar um dermatologista. Só ele será capaz de investigar as causas e fazer o tratamento mais adequado.

Dicas da Dra. Luciana Cattini