Oscilação hormonal decorrente da idade pode afetar a aparência e saúde da pele, cabelo e unhas
Assim como o ciclo menstrual, a pele da mulher 40+ também passa por mudanças nessa faixa etária. Por isso, é importante saber quais cuidados adotar nessa fase.
A queda do estrógeno é um dos responsáveis por alterações perceptíveis na pele, cabelo e até nas unhas. Saiba, então, o que fazer para mantê-los saudáveis.
Mudanças comuns na pele da mulher 40+

Pele com aspecto opaco, ressecada e, muitas vezes, com perda de elasticidade são comuns já no climatério. Por isso, é importante intensificar a rotina de cuidados.
Uma sugestão, é apostar em três pontos:
- Limpeza de pele em três etapas: demaquilante, sabonete (de preferência, em gel ou líquido) e tônico;
- Uso de ácido: o retinóico é uma sugestão já que possui a maior potência para a renovação da pele. Além disso, ele gera uma redução de pigmentação e melhora o brilho e absorção de outros ativos. No entanto, pode ser agressivo e deve ser indicado por um dermatologista. Há outras opções mais leves para peles sensíveis;
- Hidratação com cremes com peptídeos: esse produto tem uma ação que estimula o colágeno e elastina, melhorando a elasticidade da pele, além de ter ação anti-inflamatória, que possibilita a nutrição e restauração.
Lembre-se de aplicar os produtos no pescoço e colo, além do rosto.






