Entenda quando é a hora de alinhar as expectativas e quando é hora de se afastar
Quando pensamos em relações tóxicas, é muito comum já remetermos a um vínculo amoroso. No entanto, uma amizade também pode seguir por um caminho que não seja saudável.
Se você está em dúvida de alguma de suas relações, veja abaixo alguns pontos que são comuns em uma amizade tóxica. Além disso, descubra como e quando estabelecer limites ou até decidir se é a hora de abrir mão do convívio com essa pessoa.
Sinais de que você está em uma amizade tóxica

Uma relação tóxica é marcada por desequilíbrio emocional, manipulação ou falta de empatia. Além disso, você pode perceber que está nesse tipo de relação quando sai de um encontro se sentindo exausta, insegura ou com a sensação de estar sempre “devendo” algo.
Existem alguns sinais que servem de alerta para você. São eles:
- a outra pessoa costuma menosprezar suas conquistas;
- as falas desse amigo costumam conter comentários passivo-agressivos;
- certas afirmações te fazem se sentir culpada;
- as conversas são apenas sobre os problemas da outra pessoa;
- falta de disponibilidade quando você precisa;
- você sente que precisa “pisar em ovos” para evitar conflitos;
- a relação de vocês é baseada no ciúmes e posse;
- não há interesse da outra pessoa em manter a amizade.
Como estabelecer limites sem culpa
Embora possa parecer algo difícil, estabelecer limites será muito benéfico para você e também para a relação. Primeiramente, liste como você se sente com relação ao que te incomoda e esteja aberta para ouvir caso algo também desagrade a outra pessoa. Caso o comportamento continue, pontue que você já falou sobre o tema e, se mesmo assim nada mudar, talvez seja hora de se afastar.
Se já na primeira conversa a postura da pessoa não parecer ser de alguém que acolhe, vale você ponderar se vale continuar nessa relação.






