2050 não está tão longe quanto parece. Para sermos exatos, faltam apenas 34 anos para que a Terra se transforme em um lugar bem diferente se nada for feito para combater os efeitos devastadores do aquecimento global.
De acordo com um estudo feito pela Universidade Leeds e publicado pela revista científica Nature, até lá, uma extinção em massa poderá ser vista no planeta.
1 milhão de espécies serão extintas até 2050
Liderada pelo professor de biologia Chris Thomas, a pesquisa estima que mais de 1 milhão de espécies serão perdidas até 2050, ou seja, 1 a cada 10 plantas ou animais terá desaparecido. Além disso, no mesmo ano, é possível que nos mares e oceanos a presença de plásticos seja maior que a quantidade de peixes.

Anualmente, cerca de 2% da vida selvagem é perdida e, neste ritmo, em 2020 dois terços de vida animal existentes na Terra terão sido extintos. O processo, além de irreversível, traz graves impactos e consequências ao meio ambiente, já que provoca desequilibro natural que reverbera em todos os setores do planeta.
Um grande esforço global será necessário para evitar um futuro bastante preocupante.
E não se trata apenas de exigir políticas públicas de governos para investimentos na área, mas também um cuidado de cada pessoa com medidas aparentemente banais que fazem a diferença, como o abandono do uso de sacos plásticos, diminuição no consumo de carne vermelha ou até uma simples substituição de lâmpadas que, ao longo dos anos, ajuda a evitar a degradação do planeta.
Curiosidades sobre o mundo animal
- Existe uma espécie animal capaz de mudar de sexo até 20 vezes POR DIA
- Unicórnios já existiram sim, garante ciência; veja onde viveram
- Cobras já tiveram patas e podem voltar a ter, segundo geneticistas