Fim do mês é sinal de salário na conta… pelo menos por 24 horas. Depois disso, o dinheiro desaparece como num passe de mágicas e o jeito é passar o resto do mês usando o bom e velho cartão de crédito. Se isso acontece com você, pode ser que você faça parte do rol de pessoas que gastam muito – e que tenha uma característica bastante específica em sua personalidade.
Um estudo feito pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, traçou um perfil e descobriu que pessoas que costumam gastar muito dinheiro – e que fazem isso em um curto período de tempo – são mais extrovertidas e, por isso, têm mais dívidas.
Pessoas que gastam demais
De acordo com o Estudo, os extrovertidos costumam usar muito mais o cartão de crédito.
A pesquisa levou em conta cinco tipos de personalidades: as pessoas abertas a novas experiências, os conscientes, os extrovertidos, os agradáveis e os neuróticos.

Dados da companhia de pesquisa British Household Panel Survey, utilizada na análise, revelaram que os traços de personalidade das pessoas têm influências diretas nas decisões financeiras.
Isso acontece porque os extrovertidos saem mais para encontrar os amigos, não se importam em gastar dinheiro em restaurantes, e além disso, têm o costume de beber mais.
E não para por ai: além de não pouparem gastos, os extrovertidos também não se preocupam muito com o futuro. Fazem menos investimentos e não pensam em guardar dinheiro para amanhã com tanta frequência. E você, se encaixa no perfil?
Como se livrar das dívidas?
- Está endividada? Conheça 2 estratégias inteligentes para quitar dívidas
- Educadora financeira ensina a usar 13º e negociar dívidas; Planeje-se
- Saiba como fugir dos 11 maiores erros financeiros; Aprenda mais