A constipação é rara em bebês novinhos, em especial nos que mamam no peito. O cocô do recém-nascido é pastoso ou quase líquido e os bebês que são amamentados costumam fazer cocô várias vezes por dia nas primeiras semanas. Mas, passada essa fase, os bebês com mais de seis meses podem passar a fazer cocô só uma ou duas vezes na semana inteira e isso ainda é considerado normal.
Quando bebê está constipado?

Os bebês que tomam fórmulas lácteas tendem a fazer cocô só uma vez por dia, com uma consistência mais firme, mas às vezes só fazem uma vez a cada três ou quatro dias. Esse quadro não é considerado anormal, desde que o cocô não esteja duro demais, saindo em pedaços bem pequenos, e que o bebê esteja tranquilo, sem aparentar desconforto.
Porém, se seu filho estiver fazendo cocô em bolinha, é provável que esteja com prisão de ventre. Principalmente no primeiro ano de vida e caso já não esteja mais mamando só no peito. Segundo especialistas, esse processo faz parte do desenvolvimento do sistema digestivo da criança e, durante essa transição, a frequência de evacuação pode se tornar irregular.
Como evitar cólicas?

Para reduzir a chance de constipação e cólicas doloridas, um dos remédios naturais contra a prisão de ventre nos bebês é a água de ameixa. De acordo com a nutricionista Amanda Canale, o “remédio” natural contém fibras que auxiliam os movimentos peristálticos e a água hidrata das fezes. “Mas, a água de ameixa, assim como a ameixa hidratada, só pode ser utilizada por bebês com mais de seis meses”, reforça a especialista. Antes disso, a recomendação é que bebês se alimentem apenas do leite materno ou de fórmulas lácteas, em situações específicas.
Água de ameixa para bebês: como fazer
É fácil e simples de preparar: coloque seis ameixas secas, de preferência sem caroço, em um copo de água e deixe descansar na geladeira durante a noite. “A indicação é consumir a água antes do café da manhã. As ameixas hidratadas contribuem ainda mais para a melhora da consistência das fezes e também podem ser usadas no preparo de vitaminas e batidas com leite”, ensina.
Outra opção, se o bebê já tem mais de seis meses e já está em processo de introdução de novos alimentos e sabores, é preparar um suco laxativo com laranja, mamão, ameixa hidratada e farinha de linhaça. Sirva em doses pequenas para avaliar o seu poder laxante.
Dicas de cuidados com o bebê
- Qual é a melhor posição para o bebê dormir?
- Seis meses: bebê está cada dia mais participativo
- Alteração nos olhos do bebê pode ser sinal de doença