
Os dentinhos das crianças estão caindo cada vez mais cedo. Segundo a odontopediatra Alessandra Souza, antigamente com sete anos as primeiras janelinhas apareciam. “Já hoje, com cerca de cinco anos, as crianças já perdem os primeiros dentes”, revela. Por isso, a especialista sugere que os pais estejam atentos à saúde bucal dos filhos pequenos e, diante da queda iminente de um dente de leite, recomenda que a criança evite levar a mão suja à boca, na tentativa de amolecer o dente.
Por que não se deve arrancar o dente?
Na nossa boca estão presentes diversas bactérias que podem comprometer o local do dente quando é extraído em casa. O dentista é o melhor profissional para orientar e fazer a extração correta. De preferência, ela deve ocorrer quando o dentinho ainda possuir um terço da raiz ou estiver aparentemente mole. Isso também pode evitar quaisquer possíveis traumas à criança.

A dentista afirma que os adultos podem remover um dente da criança em casa somente quando ele estiver completamente solto, para evitar uma possível fratura da raiz. É preferível que a própria criança extraia seu dente sozinha, sem ajuda de linha ou fio dental apenas amolecendo bem, e soltando aos poucos sua raiz, até que o dente de leite deve cair na mastigação de alguma fruta ou empurrão coma própria língua.
Assim, evita-se traumas e qualquer risco de contaminação ou fratura da raiz. Alessandra também indica o acompanhamento do odontopediatra, para que possa verificar se existe espaço suficiente para a nova arcada dentária. Quanto antes se descobrir qual a necessidade ortodôntica da criança, mais eficiente poderá ser o seu tratamento para conquista de um sorriso perfeito.
Outras dicas odontológicas
- Qual a quantidade ideal de flúor em cada fase da criança?
- “Alimentos detergentes” combatem o mau hálito: Conheça
- Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Como tratar?