Um dos maiores incômodos de ficar em casa, no calor, é se deparar com inúmeros mosquitos rodeando as lâmpadas dos cômodos.
O que atrai os insetos não é a lâmpada em si – mas os sensores de calor que elas possuem.
Pesquisa científica
Por isso, uma equipe de especialistas da Associação Americana para o Avanço da Ciência realizou uma conferência apresentando os melhores modelos de lâmpada para afastar os mosquitos.
Segundo os resultados, a pior opção são as lâmpadas incandescentes tradicionais – cada vez menos utilizadas por gastar mais energia.
A melhor lâmpada para evitar mosquitos é a de luz LED de cor quente (amarela ou laranja).
O resultado surpreendeu, porque elas afastaram mais os insetos do que as lâmpadas LED de cor azulada que garantem ser ‘antimosquitos’.
O ecologista da Universidade da Carolina do Norte Michael Justice, responsável pela pesquisa, disse que a “mudança generalizada para lâmpadas de LED pode reduzir significativamente o impacto da poluição luminosa sobre os insetos”.
Melhores lâmpadas
Para descobrir qual a melhor lâmpada contra os mosquitos, Michael e sua equipe realizaram testes em dias diferentes. À noite, eles colocaram os 6 tipos de lâmpada para atrair os insetos e mapearam todas as fases da Lua durante três meses, para garantir que a exposição fosse a mesma.
Ao posicionar as lâmpadas, os cientistas mantiveram um padrão de temperatura. Pelas manhãs, eles passavam no local para verificar a quantidade de insetos caídos em volta. Um total de 8.887 insetos e aranhas foram apanhados durante esses meses (no verão).
Na imagem acima, os melhores modelos de lâmpada antimosquito
No geral, essa é a ordem das melhores lâmpadas antimosquito (do melhor para o pior):
- Lâmpadas LED de cores quentes
- Lâmpadas ‘antimosquitos’
- Lâmpadas LED coloridas
- Globos de halogéneo
- Lâmpadas fluorescentes compactas
- Lâmpadas incandescentes
Segundo a pesquisa, estas são as lâmpadas que mais atraem mosquitos
Cuidado: 7 objetos que usamos todos os dias que emitem radiação