Antes de tudo, é bom começar dizendo: nosso cérebro tem muita capacidade de armazenamento de memória, mas muita MESMO. Para se ter uma ideia, no começo de 2016 pesquisadores do Instituto Salk, na Califórnia (EUA), divulgaram uma descoberta segundo a qual o cérebro pode armazenar até 10 vezes mais memória do que se acreditava até então.
Cérebro humano
O que nos torna capazes de acumular memórias são padrões de atividades elétricas e químicas no cérebro. O que os cientistas vêm descobrindo sistematicamente é que o cérebro de certos mamíferos, em especial na região do hipocampo (responsável pelas memórias) é um órgão muito mais criativo e eficiente do que se imaginava.
De acordo com pesquisas em 3D no hipocampo de ratos, novas ligações neurais (sinapses) foram identificadas, deixando claro que a capacidade do cérebro pode ser bem maior do que a ciência imaginava.
Se for para colocarmos um dado específico no papel, podemos dizer que o cérebro pode acumular pelo menos 1 PETABYTE de memórias. Porém, há cientistas que acreditam em um número maior, de 3 a 4 petabytes.
O petabyte está acima do gigabyte e do terabyte (unidades com as quais estamos mais acostumados). Para se ter uma ideia, estima-se que TODAS as fotos do Facebook ocupem 1 petabyte e meio.
Leia mais: 5 efeitos BIZARROS que a tecnologia causa no seu cérebro