Apple apresenta novidades; veja as 7 mais relevantes

Getty Images

A Apple realizou na última segunda-feira, 8 de junho, a conferência anual para desenvolvedores, Worldwide Developers Conferece 2015 (WWDC).

Já se especulava sobre o que a gigante de tecnologia mostraria: as novidades sobre o aguardado serviço de streaming, além de informações sobre o Apple Watch e atualizações de seus principais dispositivos, como iPhone e iPad – que, apesar das expectativas, não tiveram tanta atenção.

Confira as 7 principais novidades da conferência:

Apple Music

A grande novidade do WWDC é o lançamento da plataforma de streaming Apple Music, que veio para competir com Spotify, Deezer, Tidal e Rdio. A ideia é integrar o app ao iTunes e dar acesso à nova rádio global, Beats1, que será comandada por Zane Lowe, da BBC Radio One.

Entre outras funcionalidades, o Apple Music será integrado ao sistema próprio de voz Siri: quando um usuário quiser, por exemplo, ouvir ‘as melhores músicas dos anos 1960’, o app vai recomendar uma playlist criada por ‘experts’ da plataforma. O serviço chega ao Brasil e outros países em 30 de junho e o preço deve ficar em torno de US$ 10 por mês (equivalente a R$ 31).

E já que cada anúncio de streaming vem acompanhado de músicos de destaque, a Apple não quis decepcionar: ao anunciar o Apple Music, Drake tomou os holofotes.

Leia também: Streaming: a melhor forma de combater a pirataria?

Apple CarPlay

Concorrente do Android Auto, o Apple CarPlay tem a premissa de oferecer aos motoristas algo mais funcional que o GPS. Uma das principais diferenças do anunciado dispositivo é a possibilidade de conexão wireless, ou seja, não é preciso que o usuário conecte um cabo USB em seu telefone para aproveitar sua usabilidade. De acordo com Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, a novidade será lançada nos próximos meses. No Brasil, o sistema virá com o lançamento do novo modelo do carro Fox.

Leia também: Volvo é mais um carro a ser controlado pelo Apple Watch

Atualização do OSX: El Capitán

A Apple anunciou a nova versão do sistema operacional OS X, El Capitán, substituindo o Yosemite, que teve adesão de 55% dos usuários de Mac. O sistema é 1,4x mais rápido que o antecessor e permite abrir tarefas como Mail e animações até 4x mais veloz, tanto que até os games e a utilização de programas pesados, como After Effects, ficarão até oito vezes mais rápidos para abrir, de acordo com a empresa.

Leia também: São Paulo ganha sua primeira Apple Store

Melhora do Siri

O sistema de reconhecimento de voz da Apple foi aprimorado em até 40%, segundo a empresa. O Siri deve fazer sugestões baseadas no conteúdo dos aplicativos, como antecipar para o usuário endereço e opção de reserva a um restaurante, se ele receber um convite. Também será possível achar fotos e vídeos específicos de seu dispositivo iOS ao mencionar a data em que foram criadas. As informações encontradas pelo sistema não serão vinculadas à conta Apple do usuário, para preservar a privacidade.

Apple Pay

Getty Images

Para concorrer com o recém-anunciado Android Pay, do Google, a Apple vai desenvolver seu próprio sistema de pagamentos. O Apple Pay vai estrear no Reino Unido em julho e já fechou parceria com mais de 2.000 bancos e estabelecimentos, como Forever21 e Aeropostale. Com um leitor específico, a Apple pretende atrair pequenos investidores para ampliar seu uso, com a possibilidade de integrá-lo aos programas de fidelidade de cada estabelecimento.

Leia também: Dicas para comprar roupas pela internet

Maps

Não há tantos diferenciais em relação ao forte Google Maps. No entanto, a Apple optou por destacar a possibilidade de obter dados de trajeto dentro de estações de trem e metrô – mas só de algumas poucas cidades (nenhuma do Brasil inclusa, por enquanto).

News

Com funcionalidade parecida com o Instant Articles, do Facebook, a Apple lançou aplicativo próprio para agregar notícias de sites, blogs e jornais. Os tópicos são automaticamente organizados e substitui o Newsstand, aplicativo da Apple que reunia as principais notícias de sites parceiros, como New York Times, BBC e ESPN, numa homepage personalizada.