Por que muitas pessoas roem as unhas?

A proximidade de uma prova, um episódio muito tenso da série favorita, ou o “crush” que não olha o WhatsApp. Para pessoas que roem as unhas, estas situações são um convite ao hábito. E pobre das unhas, todas tortas, e dos dedos, que podem ficar machucados pra valer… Isso sem falar em outros problemas que trataremos a seguir.

Mas, afinal, por que este hábito é tão comum?

Roer unha faz mal?

Ansiedade
O ato de roer as unhas é, para a maioria dos especialistas, uma resposta a alguma situação que provoca ansiedade e estresse. Ao não encontrar uma melhor forma de lidar com tais situações, a pessoa leva a mão à boca e rói as unhas, como forma de provocar uma rápida sensação de alívio e segurança. Mesmo ao eventualmente machucar os dedos, a sensação é encarada como uma mudança de foco em relação ao verdadeiro assunto que está provocando ansiedade e nervosismo.
Como vivemos em um mundo no qual é praticamente impossível ficar imune a ansiedade e estresse, muita gente acaba descontando nas unhas. Porém, nem todos os que fazem isso têm um real problema psicológico.

Quando é exagerado
Nos casos em que roer as unhas realmente se torna um problema de saúde e uma compulsão, recebe o nome de ONICOFAGIA. 
Geralmente, a onicofagia está associada a outros males, como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a transtornos de ansiedade.

Se tal hábito está lhe trazendo problemas físicos e emocionais, uma boa indicação é procurar um especialista para encontrar a melhor forma de tratamento. Muitas vezes são utilizados medicamentos prescritos pelo médico e/ou terapias.

Entorta os dentes?

Teoria
De acordo com as teorias de Sigmund Freud, o pai da psicanálise, roer as unhas (assim como diversos outros hábitos e vícios) é um ato ligado a problemas na fase oral do desenvolvimento, aquela que ocorre desde o nascimento até os 2 anos de idade.

Riscos
Além de provocar um grande desgaste nas unhas, este hábito também prejudica a dentição. Outro risco é a possível infecção da ponta dos dedos, que muitas vezes ficam feridos. A entrada de germes pela via oral, uma vez que as mãos e unhas são focos naturais de contato com vírus, bactérias e fungos, também é uma preocupação a ser levada em conta.

Leia mais: Truque dos 3 dedos: se você fizer certinho, pode curar insônia e mais 7 problemas