Entenda os perigos do abuso de antibióticos

Você já utilizou um antibiótico sem prescrição médica? Se sim, saiba que este é um grande perigo, tanto para seu organismo quanto para a sociedade.

O uso desenfreado do medicamento, que promete sanar os sintomas das doenças em poucos dias, pode acabar fortalecendo as bactérias, tornando o combate ineficaz.

As bactérias que sobrevivem aos antibióticos são conhecidas como superbactérias, e nos últimos anos vários novos tipos estão sendo identificados. Elas podem surgir pela interrupção do medicamento, que deve ser tomado em horários específicos, ou pelo uso indevido deste tipo de medicamento..

Veja também:

5 remédios para emagrecer com graves efeitos colaterais

Shutterstock

Caso a doença possa ser tratada com um anti-inflamatório e a pessoa opte pelo antibiótico, por exemplo, os microrganismos podem criar mecanismos de defesa, o que o torna mais forte.

 Outra fonte das superbactérias é a criação de animais para a indústria alimentar. Os antibióticos usados para combater pragas no campo, ou que estimulam o crescimento do gado, acabam viciando microrganismos e deixando-os resistentes. Na distribuição do alimento, os consumidores podem se contaminar, e então o tratamento fica mais complicado.

A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) tenta conter o uso do medicamento. No Brasil, ele é controlado desde 2010, com a necessidade da receita médica no ato da compra.

O problema é tão grave que, nos Estados Unidos, as superbactérias matam mais do que a Aids. Estima-se que, em menos de 40 anos, 10 milhões de pessoas morram por infecções do tipo.