
Aliar trabalho à diversão é o sonho de vida da maioria das pessoas. Imagine, além disso, poder estar com a família – e, melhor, faturando bem? É o que conseguiram o pai Jared e o filho Evan ao criarem o canal EvanTubeHD, no YouTube, e atingirem uma receita de US$ 1,3 milhão em quatro anos (Jared não cita o sobrenome da família por questões de segurança).
Nos vídeos, Evan, que tem apenas 9 anos, avalia brinquedos, joguinhos e até chicletes. O pai é o responsável pelas gravações e tem o cuidado de disponibilizar três vídeos por semana.
De início, os lucros vieram a partir da ferramenta de monetização do próprio YouTube, mas, a partir da popularidade de Evan, outros projetos têm incrementado à receita da família – como, por exemplo, um comercial feito para a marca Spy Gear, em Toronto (Canadá). Recentemente, eles criaram um canal só para analisar games.
Com o crescimento da pequena Jillian, de 6 anos, ela também passou a ter popularidade semelhante ao irmão. Jared criou o canal EvanTubeRAW, em que as protagonistas são a filha e sua esposa, Alisa – afinal, meninas não têm as mesmas opiniões que os meninos.
Em alguns vídeos, os irmãos aparecem juntos. Numa brincadeira proposta pelo pai, Evan e Jillian provam diferentes sabores de jujubas do “Harry Potter”. A cada sabor ruim vem a insuspeita careta de reprovação, algo que só a sinceridade de criança poderia proporcionar.
Nos Estados Unidos e no Canadá, alguns pais consultam os vídeos de Evan e Jillian antes de comprar brinquedos para os seus filhos, na certeza de que não há críticos melhores que as crianças quando o assunto é agradar aos pequenos.