
Ter uma boa memória é um dom que todos gostariam de ter, pois nos ajuda em nosso cotidiano e facilita a vida escolar principalmente nas provas. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a melhorar a nossa memória e concentração.

1. Apertar uma bola anti estresse
As bolas anti estresse são pequenas bolas normalmente feitas de espuma que cabem na palma da mão para serem apertadas. Se você for canhoto, deve apertar com a mão direita, se for destro, o contrário. Além de aliviar o estresse, isso fará com que seu cérebro melhore a concentração e ative a memória.

2 – Dormir o suficiente
Ao invés de virar a noite estudando para uma prova ou teste, aproveite para ter uma boa noite de sono. Durante o sono, o cérebro realiza uma série de processos que melhoram seu rendimento no dia seguinte, processando melhor as informações. Dormir bem nos ajuda a melhorar a memória de longo prazo.

3. Mascar chiclete
Parece estranho, mas mascar chicletes por 30 minutos pode te ajudar a lembrar de algumas informações. O ato de mascar faz com que as pessoas se concentrem e rendam mais em provas em que é necessário o uso da memória visual e auditiva. Este truque só serve para se lembrar de memórias de curto prazo.

4. Escrever a mão
Normalmente fazemos nossas anotações no computador ou no celular, mas quando estamos sem estes dispositivos por perto, é difícil recordar o que foi escrito. Entretanto quando estas anotações são feitas à mão, a chance de lembrar é muito maior.

5. Associar nomes com imagens
As vezes pode ser complicado lembrar alguns nomes e quando chega na hora da prova pode nos dar um branco. Uma boa dica é associar o nome com alguma imagem, e esta memória visual que seu cérebro irá criar, pode te ajudar a recordar estes nomes.

6. Desenhar enquanto está em uma aula chata
Quando não existe um grande interesse na aula, as pessoas tendem a se aborrecer e não prestar atenção. Uma boa dica é fazer alguns desenhos no seu caderno, nada concreto, apenas desenhar. A concentração necessária para esse desenho faz com que o cérebro retenha melhor a informação que esta sendo escutada.

7. Ouça música, mas só quando necessário
A música causa um grande efeito na atividade cerebral, mas nem sempre isso nos ajuda. Antes de começar a estudar, escute um pouco de música, isso fará com que sua memória funcione melhor, mas quando chegar a hora de colocar o cérebro para trabalhar nos estudos, o melhor a se fazer é parar de ouvir música. Qualquer distração enquanto estudamos fará com que o cérebro não guarde totalmente a informação.

8. Utilize tipografias diferentes para anotações feitas no computador
Se suas anotações forem feitas no computador e você irá imprimi-las para estudar, fuja das tipografias clássicas como Arial ou Comic Sans. Quanto mais diferente e mais difícil de ler for esta fonte, maior será a concentração de seu cérebro e assim a informação permanecerá por mais tempo em sua memória