Em primeiro lugar, vamos logo deixando claro que é impossível saber ao certo quantos exemplares foram vendidos dos grandes clássicos da história. Muitos começaram a ser comercializados há séculos e não há armazenamento de dados precisos; outros tiveram centenas de edições diferentes, em outras centenas de países, enquanto outros caíram em domínio público e podem ser reproduzidos sem controle.
Livros mais vendidos
Também é importante levar em conta que os livros sagrados, a Bíblia e o Alcorão, certamente são os mais impressos e vendidos da história, com bilhões de cópias cada.
A lista de livros que veremos a seguir é baseada em estimativas, e variam de acordo com as fontes de consulta.
#1 – Don Quixote – Miguel de Cervantes (500 milhões de cópias)
O grande clássico da literatura espanhola foi publicado originalmente em 1612, portanto este número é uma estimativa.
#2 – Xinhua Zidian (400 milhões)
Trata-se de um dicionário dos idiomas de raiz chinesa, publicado em 1953 e difundido entre as escolas da China.
#3 – Um Conto de Duas Cidades – Charles Dickens (200 milhões)
O livro de língua inglesa mais vendido é este clássico de Charles Dickens, sobre a Revolução Francesa e seus reflexos na sociedade.
#4 – O Senhor dos Anéis – J.R.R. Tolkien (150 milhões)
A grandiosa obra de fantasia faz muito sucesso desde que foi lançada, no século passado. A produção dos filmes de enorme sucesso só ajudou ainda mais nas vendas, claro.
#5 – Harry Potter e a Pedra Filosofal – J.K Rowling (107 milhões)
Este fenômeno moderno vendeu milhões e milhões de todos os exemplares da saga, mas o primeiro foi o campeão. Mais uma vez, o filme impulsionou as vendas.
#6 – O Caso dos Dez Negrinhos – Agatha Christie (100 milhões)
A dama das histórias de suspense tem neste incrível livro o seu maior best-seller.
#7 – O Sonho da Câmara Vermelha – Cao Xueqin (100 milhões)
Este grande clássico da literatura chinesa foi publicado pela primeira vez no século 18 e, desde então, vem ganhando reedições e versões para outras formas de arte, como o teatro.
#8 – O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry (80 milhões)
Há fontes que colocam este livro bem mais para cima no ranking, com mais de 100 milhões vendidos. A obra mais citada em concursos de miss inspirou a fantasia de gerações.
#9 – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa – C.S. Lewis (85 milhões)
O volume mais famoso das “Crônicas de Nárnia”, uma fantasia repleta de alegorias religiosas, é um dos mais vendidos da história.
#10 – O Código Da Vinci – Dan Brown (80 milhões)
A aventura do professor Robert Langdon em busca do Santo Graal e as inúmeras teorias da conspiração na Igreja Católica foram uma grande febre na primeira década deste século.
#11 – Pense e Enriqueça – Napoleon Hill (70 milhões)
Como você pode perceber pelo título, esta obra americana, lançada nos anos 30, é considerada o primeiro dos grandes livros de auto-ajuda.
#12 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe – J.K. Rowling (65 milhões)
Mas um livro do bruxinho preferido de todos nós entra na lista.
#13 – O Alquimista – Paulo Coelho (65 milhões)
Você pode torcer o nariz para os livros do Paulo Coelho, mas que ele levou a literatura brasileira e em língua portuguesa para o mundo todo, levou. Foi publicado em 65 países diferentes.
Leia mais: Os 10 livros mais traduzidos da história