Estamos produzindo cada vez mais arquivos pessoais e necessitando de cada vez mais mobilidade. Com isso, os serviços de armazenamento em nuvem vão se tornando tão essenciais quanto as memórias de nossos computadores ou gadgets.
Leia também: Antes da nuvem: a evolução dos dispositivos para armazenar dados
Conheça os principais serviços em nuvem e suas características:
#6 Dropbox

O Dropbox é um ótimo serviço para quem trabalha com muitos arquivos e está sempre se deslocando. Isso porque ele armazena automaticamente todos os seus arquivos e possibilita que você resgate versões antigas de forma prática. O limite de armazenamento gratuito é baixo (2 GB), mas o serviço pode ter preços módicos se o usuário conseguir indicar muitos amigos.
#5 OneDrive

O serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft é uma boa pedida para quem usa muito os serviços da marca (Windows, Skype, programas do Office…), mas tem a desvantagem de ser mais lento e menos prático do que os principais concorrentes. O limite para uso gratuito é de 5 GB.
#4 Google Drive

Primeiro serviço de arquivamento em nuvem a cobrar preços acessíveis ao usuário “comum”, o Google Drive tem a vantagem de ser amplamente acessível. Basta apenas ter uma conta nos serviços do Gmail para poder utilizar o Drive. Outro chamariz é a possibilidade de editar arquivos de forma colaborativa com colegas que também tenham conta no serviço. Serviço gratuito até o limite de 15 GB.
#3 iCloud Drive

O serviço de armazenamento oferecido pela Apple tem uma característica que o torna menos atraente do que os principais concorrentes: ele dialoga bem apenas com os gadgets da própria Apple, deixando a desejar se você possui dispositivos de outros sistemas, como Android ou Windows. O limite gratuito é de 5 GB.
#2 Mega

Este serviço de armazenamento em nuvem se destaca pela discrição e segurança. Todos os arquivos devem ser criptografados pelo usuário antes de subirem para a nuvem, e só voltam a ser acessados por meio de senha. O limite para armazenamento gratuito é grande: 50 GB.
#1 Box

Este é um dos serviços mais antigos de armazenamento em nuvem (2005), mas parece ter dificuldades para se adaptar à dinâmica dos usuários nos dias de hoje. Por conta de muitas restrições de uso e pacotes pouco atraentes, ele costuma ser mais usado em contas corporativas. Limite gratuito de armazenamento: 10 GB.