Autoridades de Saúde do Vietnã revelaram em março de 2016 que foi registrado no país um caso de nascimento de gêmeos gerados por espermatozoides de pais diferentes. Embora muito raro, o caso não é inédito. Saiba mais sobre este fenômeno da natureza:
#5 – O que acontece
Para uma mãe dar à luz gêmeos de pais diferentes, é necessário que alguns fatores difíceis de acontecer acabem ocorrendo: a mulher gerar dois óvulos no mesmo ciclo menstrual; os dois óvulos serem fecundados pelos espermatozoides de homens diferentes; o desenvolvimento de ambos os embriões seja adequado.
#4 – Nome complicado
O nome deste fenômeno é “superfecundação heteropaternal”. Ele é mais comum entre animais, já que acaba garantindo o nascimento de filhotes com uma gama maior de heranças genéticas.
#3 – Casos raros
Os casos entre humanos são raros, mas vêm se tornando um pouco mais frequentes com o advento dos modernos exames de DNA.
#2 – Gêmeos bivitelinos
Vale lembrar que um tipo de gêmeos, os bivitelinos ou dizigóticos, também ocorrem quando dois óvulos da mulher são fecundados. Porém, nestes casos, os espermatozoides são do mesmo homem.
#1 – Vietnã e Estados Unidos
O caso do Vietnã foi divulgado em março de 2016, embora os gêmeos já tenham dois anos. Em 2009, também foi divulgado um caso nos Estados Unidos.