Comer a massa do bolo quando ela ainda não foi assada é tão ou mais gostoso do que o bolo pronto. No entanto, isso pode fazer muito mal para a saúde – e não é por causa dos ovos crus.
Um estudo publicado no científico The New England Journal of Medicine concluiu que o consumo de farinha não cozida é capaz de provocar quadros de intoxicação alimentar em adultos e crianças.
Comer massa crua faz mal
A investigação teve início em 2016, quando um surto de contaminação por E. coli foi relacionado ao consumo de farinha. Órgãos públicos de saúde norte-americanos, incluindo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, se reuniram para investigar o fator comum por trás dos casos.
Após analisarem 56 casos espalhados por 24 estados do país, os investigadores identificaram que todos os pacientes haviam provado massa de bolo crua. Os indivíduos, que eram de idades variadas, tiveram sintomas como dor abdominal, febre, diarreia, vômito e até sangue nas fezes, sinais típicos da infecção pela bactéria, que se aloja no estômago.
A descoberta mostrou que a E. coli também é capaz de sobreviver em ambientes áridos, como a farinha de trigo, e não apenas em alimentos e dejetos úmidos, como se pensava anteriormente.
O risco provavelmente se origina no campo de plantio do trigo, que não é tratado para matar as bactérias que possam estar lá advindas de resíduos animais.

Um pouquinho já é perigoso
“A bactéria não é uniformemente distribuída em um pacote de 1 kg de farinha”, disse Samuel J. Crowe, principal autor do estudo e epidemiologista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
“Uma pequena quantidade [de farinha crua] poderia deixar você muito doente”, explicou ao jornal norte-americano The New York Times sobre o risco de provar, ainda que sem exagero, a massa crua do bolo.
Riscos na alimentação
- 5 comidas com maiores chances de causar intoxicação alimentar: como evitar
- 8 alimentos que aumentam o risco de câncer se consumidos em excesso
- Vilões da alimentação infantil: 9 alimentos deveriam passar longe do seu filho